Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

TUDO PRONTO PARA O CARNAVAL


Manaus - O Salão nobre do Estádio Vivaldo Lima conta com um gabinete de Gestão Integrada (CGI) para atuar durante o Carnaval de Manaus. Saúde, segurança, meio ambiente, trânsito, cultura e assistência contam com estrutura de apoio. O local serve para a integração dos órgãos. O colegiado do GGI reuniu-se nesta quinta e sexta-feira para traçar as estratégias de trabalho. Uma das definições tomadas foi em relação à interdição das vias no entorno do Sambódromo. Pela decisão do colegiado, a avenida Constantino Nery não será interditada para os veículos durante os eventos no Sambódromo.
Serão fechadas a rua Lóris Cordovil, desde a Constantino Nery até o SPA Alvorada, avenida Pedro Teixeira, no trecho entre Djalma Batista e praça de alimentação do Dom Pedro, além de toda a extensão da Avenida do Samba e da Belmiros Vianez. O horário de interdição previsto é a partir das 14h, nesta sexta (12), sábado (13), segunda (15) e terça-feira (16).
De acordo com o IMTT, que vai coordenar o trânsito, o acesso dos veículos com permissão de Trânsito Livre (serviços) e Acesso Livre (autoridades) será exclusivamente pela Pedro Teixeira, no sentido bairro-centro, não sendo permitida a passagem pela Constantino Nery ou Djalma Batista, exceto para casos de emergência como ambulâncias. O local de estacionamento dos veículos com Trânsito Livre será a Vila Olímpica.
Linhas de ônibus
Vinte e seis linhas de ônibus vão atender aos foliões.
Confira as linhas:
BR 174/Km4: T4,T3,T2/sambódromo
011 - Balneários
012 - Balneários
010 - Norte-Sul/T2
500-Igarapé do Passarinho
307- Santa Itelvina
515 - Coroado
704 - Betânia
201 - Dom Pedro/Centro
204 - Planalto/T1/Praça da Saudade
207 - Redenção/Centro
213 - Augusto Montenegro/Ceasa
214 - Hiléia/Dom Pedro
215 - Bairro da Paz/Ceasa/Recife
219 - Augusto Montenegro/T1/Centro
222 - Alvorada/T1/Centro
223 - Nova Esperança/Centro
225 - Nova Esperança/T1/ Praça da Saudade
227 - Alvorada 3/Centro
228 - Alvorada 3/T1
540 - Ouro Verde/T1
678 - T4/T5Ponta Negra
007 e 009 - Japiim/Hiléia
Segurança
Com a Operação Paz no Carnaval, a Polícia Militar reforçou a segurança na capital e no interior. Cerca de 5 mil policiais estarão envolvidos na operação na capital, sendo que mil vão atuar nas imediações do sambódromo, durante os eventos oficiais. No interior, a operação abrangerá um efetivo de 1.800 PMs.
A operação conta com apoio de dois helicópteros fazendo o patrulhamento nos locais de eventos, nas saídas da cidade e na região Metropolitana. Onze câmeras estão instaladas no Sambódromo e em seu entorno, monitoradas de dentro de uma unidade móvel da SSP localizada atrás do Vivaldo Lima. As blitz serão intensificadas em todas as zonas geográficas e nas entradas e saídas da cidade.
Para agilizar o registro de flagrantes, de sexta até a terça-feira, a Polícia Civil vai desmembrar o atendimento das ocorrências dessa natureza com plantões 24h, nas quatro zonas da cidade. Na zona Sul, os flagrantes serão feitos no 1º e 3º DIP, na zona Oeste, no 5º e no 10º, na Norte, no 6º e no 15º e na Leste no 9º e 14º. Os outros DIPs estarão funcionando normalmente no atendimento das demais ocorrências.
Além das blitz educativas, na cidade, o Detran/AM vai atuar com um efetivo de 40 servidores nos eventos do sambódromo. São 17 fiscais e o restante da Perícia e equipe de Educação de Trânsito. A equipe de fiscalização atuará com três bafômetros nas imediações. Entre as ações do Detran/AM para o período de Carnaval, está a disponibilização do serviço do “Disque-Pileque”, pelo telefone 154, a partir do dia 12 de fevereiro.
A “carona solidária” estará à disposição 24 horas por dia, até o dia 17 de fevereiro. As viaturas para o atendimento do “Disque-Pileque” são destinadas apenas para condutores que tenham ingerido bebida alcoólica e não têm para quem passar a direção do veículo.
A Corregedoria Geral de Polícia também vai atuar durante os eventos no sambódromo, para receber denuncia de abusos envolvendo policiais militares e civis, delegados, bombeiros ou outros agentes do sistema de segurança pública.
Saúde
Durante o Carnaval, Maternidades, Pronto Socorros e SPA'S (Serviço de Pronto Atendimento) irão funcionar normalmente. Unidades de marcação de consulta (Policlínicas, CAIC's e CAIMI's) funcionarão até esta sexta-feira, dia 12, em horário comercial, retornando suas atividades na quarta-feira de cinzas, a partir de 12h. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) manterá no Sambódromo nos dias de eventos dois trailleres para atendimentos de emergência e uma ambulância. Haverá outras duas ambulâncias, uma do Samu e outra dos bombeiros.
Trinta e quatro profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, vão atuar no sambódromo, entre os dias 11 e 16. Os SPAS da Alvorada, José Lins, na Redenção, Juventina Dias, na Compensa e o PS da Criança da Compensa estarão dando apoio para as ações do Sambódromo, bem como os Hospitais e Prontos Socorros da cidade. O serviço de remoção também contará extra-sambódromo com apoio de 15 ambulâncias que vão atuar no transporte inter-hospitalar e duas ambulâncias UTIs de alta complexidade. O Trabalho de saúde terá apoio de ambulâncias do Samu. Serão duas unidades no sábado e uma nos demais dias. As bases do Samu da Alvorada e da Compensa também vão dar apoio às ações no Sambódromo com o transporte de urgência.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está atuando no sambódromo desde o início da montagem da estrutura para os eventos de Carnaval, dando apoio logístico às equipes que estão trabalhando. Além de uma ambulância, duas viaturas de unidade de resgate e motocicletas, que estarão fixas no local, os Bombeiros vão atuar no trabalho preventivo com postos fixos na saída das rodovias.
Assistência Social
A exploração sexual e o trabalho infantil no período de Carnaval serão os principais focos da 5ª Campanha Estadual de Enfrentamento à Exploração de Crianças e Adolescentes. Na última quinta-feira, a Seas, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (Sedh) e o município lançaram a campanha “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!". A campanha vai movimentar cerca de 300 pessoas fazendo trabalho de conscientização e fiscalizando situações de risco nos eventos. Além das festas de carnaval, o evento se estende às saídas e entradas da cidade, como balsas, aeroporto, portos e rodovias, onde está sendo distribuído material educativo e divulgado o cartaz com o número do Disque 100 para denuncias de exploração sexual infantil. As denuncias também podem ser feitas ao Conselho Tutelar.
Meio Ambiente
O GGI também concentrará as ações e informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que vai estar com 40% do efetivo de plantão durante o Carnaval. Denuncias sobre crimes ambientais e excessos relativos a som em alto volume devem ser feitos ao 0800 92 2000.
Unidades de Saúde em atividade 24h durante o Carnaval
PRONTO SOCORROS
P.S.M 28 de Agosto (Sul)
Rua Recife, 1581 - Adrianópolis
P.S. João Lúcio Pereira Machado (Leste)
Alameda Cosme Ferreira s/nº São José
P. S. da Criança - Zona Sul
Rua Codajás nº 26 Cachoeirinha
P. S. da Criança - Zona Leste
Alameda Cosme Ferreira s/nº São José
P.S. da Criança - Zona Oeste
Av Brasil s.nº Compensa I
SPA'S
SPA Zona Sul
Rua Bento José de Lima n 33 - Colônia Oliveira Machado
SPA Alvorada
Rua Loris Cordovil s/nº Alvorada
SPA Coroado (Leste)
Av Beira Mar nº156 Coroado II
SPA Danilo Correa (Norte)
Rua Oiapi s/n - Bl I - Cidade Nova I
SPA Joventina Dias
Rua T 6 nº 33 Compensa III
SPA José Lins de Albuquerque
Rua Maracanã c/ rua Projetada IV s/n - Redenção
SPA Eliameme Rodrigues Mady - Zona Norte
Av Samaúma s/nº Monte das Oliveiras - Galiléia II
SPA Chapot Prevost - Zona Leste
Estrada Getúlio Vargas km 16 - Colônia Antônio Aleixo
MATERNIDADES
Maternidade Balbina Mestrinho (Sul)
Rua Duque de Caxias s/nº Praça 14
Maternidade Alvorada - CAMI I
Rua 07 s/nº Alvorada I
Maternidade Nazira Daou - Cidade Nova
Av. Camapuã, 108 - Qd 316 - Núcleo 9 - Cidade Nova II
Maternidade Azilda da Silva Marreiros (Galiléia)
Av Samaúma s/nº Monte das Oliveiras - Galiléia II
Maternidade Ana Braga -Zona Leste
Av. Alameda Cosme Ferreira s/n - São José I
Maternidade Chapot Prevost - Zona Leste
Estrada Getúlio Vargas km 16 - Colônia Antônio Aleixo(Fonte:Agecom e P.Amazonia)

Nenhum comentário: