Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PASSAGEM DE ÔNIBUS NA CAPITAL
FICA MAIS BARATA 15 CENTAVOS

 Manaus - O prefeito Amazonino Mendes anunciou hoje (26) a redução na tarifa do transporte coletivo para R$2,10. O novo valor passa a vigorar a partir de segunda-feira, 1º de março.
Em entrevista coletiva, o prefeito deixou claro que a decisão de reduzir o preço da passagem é um anúncio, uma sinalização.
O prefeito disse que encontrou o sistema de transporte coletivo em situação caótica , relembrando que foi obrigado, por determinação judicial, a conceder o reajuste, elevando o preço da passagem para R$ 2,25, logo que assumiu a Prefeitura.
Amazonino lembrou que desde o último reajuste, a Prefeitura vem adotando medidas saneadoras, com o objetivo de reduzir a tarifa. O primeiro passo foi a regulamentação da concessão da meia-passagem, com o cancelamento de cartões PassaFácil que eram utilizados indevidamente.
- Retiramos de circulação mais de 170 mil carteiras fraudulentas que eram usadas irregularmente, e isso sem prejudicar nenhum estudante. Ninguém ficou sem o direito à meia-passagem, podendo, inclusive, comprar quantas precisar, disse o prefeito.
No início da semana, o prefeito chamou os permissionários do sistema Executivo, que deverão se enquadrar ao que determina a Lei Municipal nº 1.361, que regulamenta o serviço e limita, em até 10% da frota do sistema convencional, o número de microônibus em circulação. Segundo dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), há pelo menos 300 circulando.
A partir de agora, apenas 127 poderão continuar operando.
- Quando foi criado, a estimativa era que esse serviço transportasse, em média, 600 mil passageiros por mês. Hoje, mais de dois milhões de pessoas utilizam o Executivo mensalmente. Isso é predatório e vai acabar, afirmou Amazonino.
Além disso, o prefeito disse que não vai mais admitir que concessionárias de serviços como a Águas do Amazonas e a Cigás abram buracos indiscriminadamente e a qualquer hora do dia.
Segundo ele, esse tipo de serviço só poderá ser executado depois das 22h.
- Buracos e trânsito congestionado também são fatores que oneram os custos do transporte coletivo. Faremos um acompanhamento técnico antes de liberar esse tipo de obra, assegurou Amazonino. (Semcom)

Nenhum comentário: