Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Combate à exploração sexual de crianças

Manaus - A Campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2010, coordenada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), vai promover ações de conscientização e fiscalização dos eventos e nos portos de saída da capital amazonense.
As atividades reunem órgãos integrantes da Comissão do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (PAIR), com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), informa o titular da SEMASDH, Paulo Sampaio, explicando que a iniciativa busca coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes nesses dias de folia.
Ações da campanha serão realizadas nas rodovias AM-010, BR- 174, portos de São Raimundo, Panair, Manaus Moderna e Ceasa/BR- 319 e no acompanhamento de eventos como as bandas do Boulevard, Baixa da Égua e Concurso de Fantasias Infantis no Largo de São Sebastião. Agentes da Comissão do PAIR estarão também nos desfiles das Escolas do Grupo C no Sambódromo, no desfile das Escolas dos Grupos A e B e no Desfile das Escolas do Grupo Especial e Galo Manaus, acompanhando também o Bloco das Piranhas, Concurso de Fantasias no Largo São Sebastião e encerramento Shopping do Tururi. No dia 15 estará no Carnaboi e Banda da Raça Flamenguista. E para finalizar, no dia 16, no segundo dia do Carnaboi.
Nas ações, os servidores que buscarão conscientizar a população sobre a importância de denúncias relacionadas à exploração de crianças e adolescentes e encaminhando os casos necessários à Central de Atendimento Emergencial (CAE), da Semasdh.

O que é Exploração Sexual

É a forma de crime sexual contra crianças e adolescentes conseguido por meio de pagamento ou troca. A exploração pode envolver além do próprio agressor, o aliciador, intermediário que se beneficia comercialmente do abuso. A exploração sexual pode acontecer de quatro formas: em rede de prostituição, de tráfico de pessoas, pornografia e turismo sexual.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones Disk 100, 08000-92-1407 ou aos Conselhos Tutelares cujos telefones estão na página da Semasdh na Internet (www.manaus.am.gov.br/semasdh).Fonte: Ana Célia Ossame / Semasdh

Nenhum comentário: