Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Países da costa do Pacífico recebem alerta de tsunami
S.Paulo - Diversos países da costa do Oceano Pacífico receberam alerta de tsunami em razão do tremor de 8,8 graus de magnitude que atingiu o Chile, na madrugada deste sábado (27). A informação foi anunciada pelo Centro de Advertência para Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos (NOAA).
México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas figuram entre os novos países sobre os quais pesa o alerta do NOAA.
Em anterior, o centro advertiu sobre o risco de tsunamis no Chile, Peru e Equador, enquanto se situavam em grau de vigilância Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia francesa, além de regiões da Antártida.
- A observação do nível do mar indica que se gerou um tsunami capaz de causar danos importantes-. O centro acrescentou que as primeiras ondas a atingir a costa não são necessariamente as maiores, e que a ameaça ainda pode durar por horas.
Já no Chile, o Exército e o Escritório Nacional de Emergência descartaram risco de tsunamis e precisaram que ocorreu apenas uma variação do nível do mar no Pacífico.
Numerosas réplicas se registraram depois do primeiro tremos, de cerca de um minut de duração, afetando parte da cidade de Santiago, a 317 km de distância do epicentro.(TV Globo)





Nenhum comentário: