Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

CONVERSA PRA BOI DORMIR
                                                                     *Osny Araújo

Sinceramente não sei o que os políticos pensam dos brasileiros. Será que pensam que somos todos burros ou idiotas, incapazes de prensar e racionar? O certo é que os políticos pintam e bordam, como se ninguém fosse capaz de entender nada. Participam de falcatruas, colocam dinheiro nas meias e nas cuecas, mentem e depois tentam desfazer de tudo, não raras vezes culpando a imprensa.

Agora, talvez aproveitando a época monesca, quando o brasileiro, um carnavalesco nato, esquece um pouco as coisas sérias da vida para se entregar de corpo e alma ao samba, a poderosa ministra Dilma Roussef (PT), candidatíssima a presidência da República, agora, em constantes viagens pelo Brasil, tenta negar a sua candidatura à sucessão presidencial, mas a negativa, como era de se esperar, não está convencendo ninguém.

Na verdade, isso só ocorrerá se ocorrer algum tisunanme no Partido, logo, dizer que não é candidata é pura falácia. Alguém acredita nisso?

A ministra, que há aproximadamente dois anos acompanha o presidente Lula nas viagens pelo Brasil até para festas de batizado, insiste em dizer que as viagens nada tem a ver como política, pois sempre acompanha o presidente na condição de agente do Governo e quando não, participa de reuniões pelo país a fora como filiada e militante do Partido dos Trabalhadores.

Isso foi dito pela ministra e está na mídia. Resta saber se alguém acreditou nessa história da caronchinha, com a “candidata” tentando de todas as formas tapar o sol com a peneira, face às várias investidas que a oposição tem feito, tentando provar na Justiça que as viagens da ministra Dilma tem na realidade cunho político e eleitoreiro, ou seja, o objetivo é a conquista de votos, o que significa em outras palavras, campanha política velada fora de época.

Recordo que no início do Governo Lula, Dilma Roussef, se não me falha a memória era ministra das Minas e Energia e com a queda de José Dirceu, assumiu a coordenação dos ministros na condição de ministra-chefa da Casa Civil. Apesar do mesmo cargo que ainda ocupa, no começo suas viagens pelo Brasil eram raras, bem ao contrário do que ocorre agora.

Neste caso, era melhor a ministra-candidata ter ficado calada, do que tentar fazer o povo brasileiro acreditar numa falácia. Todos sabem que ela emplacará a candidatura à presidência da República que tem o inteiro aval do presidente Lula. Alguém duvida disso? Além dela, o PT teria outro nome para concorrer com chances de Vitória? Acho que não, por isso, não adianta querer negar o óbvio, mesmo o País estando entregue as folias de Momo I e Único.

Claro que um candidato, seja para que cargo for, principalmente para a presidência da República precisa e deve viajar pelo País, mostrando propostas e projetos para governar o País, mas isso, dentro do tempo legal, determinado pela Lei Eleitoral e não largando na frente dos outros concorrentes, inclusive sem o alicerce poderoso da máquina governamental. Nesse caso, a corrida fica desigual e isso, não é legal, inclusive sob o ponto de vista moral e ético.

Penso que a ministra Dilma esqueceu de avisar o presidente Lula e o PT de que não seria ou será candidata. Pelo visto, ninguém dentro do Governo, do Partido e mesmo os aliados, não foram avisados e continuam trabalhando de vento em popa essa candidatura, a qual devera ser oficializada na convenção do Partido. Isso é apenas uma questão de tempo.

Alias, parece que é mania de político candidato negar esse fato. Sempre que alguém pergunta se eles serão ou não candidatos, negam veementemente e em seguida anunciam as candidaturas. Como se vê não dá para acreditar. Por isso, termino este artigo dizendo com todas as letras que a ministra Dilma Roussef é sim a candidato do PT e do presidente Lula a presidência da República e não adianta negar um fato que parece cada vez mais obvio. Tudo não passa de conversa pra boi dormir.

Bem, como não sou de ferro, estou indo para o sítio e cair na folia, logo, só voltaremos depois do Carnaval. Bom reinado de Momo a todos e lembre-se: Se sirigir não beba e se beber, não dirija. Bom Carnaval.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

,

Nenhum comentário: