Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESCOBERTO EM PARINTINS

Parintins AM - Manaus - Um Sítio Arqueológico, encontrado na comunidade do Parananema, zona oeste da cidade de Parintins,(foto), no Amazonas desperta a curiosidade da população. A descoberta aconteceu durante a realização de serviços do Programa “Luz para Todos” na estrada “São Miguel”, quando operários desenvolviam trabalhos de abertura da estrada.As informaçoes são do Jornal da Ilha.
A terra preta e os restos de louças em cerâmica demonstram que há muitos anos viveu neste lugar uma sociedade indígena que utilizava técnicas rebuscadas de confecção dos materiais.
De acordo com o site do Jornal da Ilha, foram descobertas peças quebradas de vasos, garrafas, pratos e outros utensílios domésticos.
Estudos primários do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP), e das Universidades Estadual e Federal do Amazonas dão conta que os materiais encontrados são de etnias vividas há milhares de anos atrás.
- Aqui moraram antepassados nossos. Provavelmente, pelo material encontrado, a etnia que morou neste lugar é bem avançada em relação às demais etnias conhecidas”, considerou o historiador e membro do IGHP, Basílio Tenório. O historiador se refere às etnias vividas nas comunidades da Valéria e do Rio Andirá, conhecidas como as mais antigas da região.
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) são aguardados na cidade para as devidas análises dos materiais encontrados. O estudo deve revelar qual o período aproximado que as civilizações viveram, quais eram esses povos e quais as técnicas utilizadas para a confecção dos materiais.
- Isso deve ser catalogado, vai pros anais da ciência e se tornará um ponto para visitação científica, além de ser tombado como patrimônio cultural material”, explicou Tenório
Para a presidente da comunidade do Parananema, Alcivaete Oliveira, é preciso formar parcerias entre os órgãos de proteção e a comunidade para que nada do que foi encontrado seja perdido.
- Os comunitários precisam saber o que é um Sítio, como cuidar, quais as mudanças que irão ocorrer na comunidade. As parcerias são importantes para preservar e ter um conhecimento aprofundado do que se trata e da importância”, comentou a presidente.
Estudiosos visitam o local no sentido de encontrar alguma relíquia inteira. O Iphan ainda náo chegou à cidade para análise do material. (Jornal da Ilha)

Nenhum comentário: