Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MPE pede mais leitos para maternidade Ana Braga

Manaus - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) entrou na justiça pedindo melhor atendimento na maternidade Ana Braga. O pedido ainda aguarda decisão do juizado da Infância e Juventude. No local algumas mães ficam com os bebês recém-nascidos em macas e nos corredores.
A situação foi registrada pelo próprio Ministério Público do Estado, na Maternidade Ana Braga. Segundo a promotora de justiça, Cláudia Câmara, as irregularidades já foram detectadas no mês de setembro de 2009.
- Nós detectamos essa irregularidade e já havia sido denunciado o problema ao Secretário de Saúde do Amazonas, Agnaldo Costa, em novembro do ano passado, foi feita uma readequação no espaço com obras para colocar 24 leitos maternos, disse.
Neste mês de fevereiro foi realizada uma nova visita do MPE, e foi notificado que a falta de leitos se mostrou um grave problema contínuo. Na tarde desta última terça-feira (23), o Ministério Público recorreu à justiça.
Na ação civil pública o Ministério Público pede para que o Estado resolva de imediato as irregularidades detectadas na Maternidade Ana Braga. Neste caso, oferecendo às mães e recém nascidos pelo menos vinte e quatros leitos.
A ação civil pública só terá validade após a decisão do juizado da infância e juventude, e da intimação à secretaria de saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o secretário Agnaldo Costa ainda não recebeu a notificação do Ministério Público. (P.Amazonia)





Nenhum comentário: