Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

JUSTIÇA IMPEDE MUNICÍPIO DE PROTEGER ÁREA INVADIDA

Manaus - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), divulgou nota, a respeito da decisão da juíza substituta da 3ª Vara Federal, Alcioni Escobar da Costa Alvim impedir ação de proteção da comunidade invadida "Novo Paraíso", em Manaus.
De acordo com a Semmas, as terras invadidas fazem parte da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mariano.
Tanto a APA quanto a APP são categorias de unidades de conservação protegidas por lei.
A Semma informou ainda que a decisão da Justiça Federal, se baseia numa informação equivocada de que haveria no local 450 famílias residentes, o que segundo a secretaria, não procede.
Segundo nota divulgada à imprensa, a ação dos invasores nas referidas áreas vem causando danos irreparáveis àquele trecho de floresta preservada. Estima-se que somente no ramal aberto na área a devastação tenha uma extensão de aproximadamente dois quilômetros.
A área devastada seria utilizada apenas nos finais de semana, quando os invasores retornam para continuar o desmatamento e as queimadas.
A APA do Tarumã tem mais de 22 mil hectares e é hoje a parte da cidade que apresenta o maior número de fragmentos ambientais preservados, sendo o alvo preferido de grupos organizados de invasores que buscam objetivos diversos sem legitimidade ou qualquer amparo legal.(Fonte:SEMMAS)

Nenhum comentário: