Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Piscicultura registra crescimento no Amazonas

Manaus - Nos últimos sete anos, o Amazonas registrou um crescimento de 300% na produção de peixe em cativeiro. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (22) pelo governador do Estado, Eduardo Braga.
Segundo levantamento da Secretaria de Produção Rural (Sepror), até 2002, a produção anual de peixe em cativeiro no Amazonas era de 3 mil toneladas. Em 2009, esse volume saltou para 10 mil toneladas.
Para Braga, o salto na produção é conseqüência dos investimentos de fomento à atividade que ampliou distribuição de alevinos e adotou novas tecnologias para atingir resultados positivos, além de expandir o crédito ao pequeno pescador.
Ontem  mais de 500 mil larvas foram distribuídas nos municípios da região do Alto Solimões. Iniciativa que segundo Braga compõe mais um passo para o avanço da piscicultura no Estado. Segundo estimativa, os alevinos se transformarão em 200 mil quilos de peixe, o equivalente a uma renda de R$ 1,2 milhão no bolso do pequeno produtor.
- Espécies como o tambaqui curumim, por exemplo, produzido e também processado, transformado em picadinho em larga escala no Estado, viabilizam renda ao piscicultor, uma vez que o produto é vendido para as redes públicas de educação, saúde, empresas do Pólo Industrial e Exército – explicou Braga. (Agecom)


Nenhum comentário: