Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

HUGV EM MANAUS ENTRE OS PIORES DO PAÍS

Manaus - O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está entre os piores do Brasil. Preocupado com a formação dos estudantes e com os pacientes que são atendidos, o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Mundial devem apoiar a ampliação do hospital.
A reitora da Ufam, Márcia Porales, e o diretor do hospital, Loureval Santana, estiveram em Brasília reunidos com o coordenador de hospitais universitários do MEC. Eles discutiram novos rumos para a unidade. O HUGV é referência na região, principalmente em cirurgias de cabeça, mas por conta da estrutura, está classificado como um dos piores do País.
De acordo com o coordenador geral de hospitais do MEC, Celso Araújo, representantes do Banco Mundial e do MEC estarão em Manaus para inspecionar a estrutura do hospital. Um projeto financiado pelo Banco prevê a construção de uma nova unidade.
O diretor informou, que dos 46 hospital analisados, apenas o HUGV receberá recursos para a construção de uma nova unidade. - O ministro constatou que o HUGV não suporta mais reformas e, por isso, será construído uma nova unidade-, disse de Brasília, Lourival Santana ao Portal Amazônia.
A visita dos representantes do Banco Mundial e do MEC está prevista para o dia 9 de março.
O projeto para a construção da nova unidade está sendo produzido em conjunto entre a pró-reitoria da Ufam e sevidores do hospital.
Atualmente o orçamento do hospital para funcionar é de R$ 300 mil.O Ministério da Educação já tem disponível mais de U$ 80 milhões para iniciar as reformas dos hospitais universitários em todo o país. Além disso, o Banco Mundial deve financiar mais U$ 420 milhões para essa finalidade.
A reforma ou construção de cada um deverá custar cerca de R$ 40 milhões. (P.Amazonia)

Nenhum comentário: