Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

RELÍQUIAS DE D. BOSCO CHEGAM AMANHÃ A MANAUS

Manaus - A urna contendo as "relíquias" de Bom Bosco chega amanhã (18) a Manaus. O artefato, que vai trazer em seu interior pedaços da mão, de cabelos e unhas do patrono da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma), chegará em carreata para a paróquia de São José Operário, na Praça 14, Zona Sul.
Em Manaus, a urna tomará parte de uma série de solenidades em diversas obras e casas salesianas, além de ficar exposta à visitação pública em locais como a Catedral Metropolitana (no dia 20) e na Arena Amadeu Teixeira, em Flores, Zona Centro-Sul (dia 26).
A urna também será levada ao Alto Rio Negro, onde os salesianos mantêm importantes obras sociais, e deixa o Estado em direção à Bolívia apenas no dia 28 de fevereiro.
A “Peregrinação de Dom Bosco”, como é chamada a visita que as relíquias fazem às as obras salesianas ao redor do globo desde 2009, tem como objetivo comemorar o bicentenário da Congregação Salesiana, que será celebrado em 2015.
A jornada terminará somente daqui a cinco anos, quando todas as inspetorias tiverem recebido a visita da urna.
Em fevereiro, o artefato cumpre um cronograma de visitas por obras da Isma, a representante da Congregação Salesiana na Região Norte.
Além de Manaus e dos municípios do Alto Rio Negro, receberam a visita as casas de Porto Velho (RO) e da região metropolitana de Belém (PA).
De acordo com um dos coordenadores da visita, o padre Francisco Alves de Lima, a vinda da urna será uma oportunidade de animar a Família Salesiana na Amazônia Ocidental.
- Queremos fazer com que a presença das relíquias traga as pessoas para perto dos valores salesianos, que são o amor pelos jovens menos favorecidos e pela construção de uma sociedade mais justa e solidária, disse.

A urna

A relíquia com os despojos mortais de Dom Bosco foi construída em alumínio, bronze e cristal pelo arquiteto italiano Gianpiero Zoncu.
Em seu interior, existe uma estátua de Dom Bosco e num compartimento específico estão situados restos da mão do patrono da Congregação Salesiana e de fragmentos de seu corpo como cabelos e unhas.
A urna mede 2,53 metros de comprimento, tem 1 metro de largura e 1,2 metros de altura.
Seu peso total é de 530 quilos e, por todo o mundo, existem cinco relíquias semelhantes – uma delas é mantida na Inspetoria do Rio Grande do Sul.

“Caminhando com Dom Bosco”

“Caminhando com Dom Bosco” é o título da campanha que foi adotada para se referir à Peregrinação. As viagens pelo mundo tiveram início em julho de 2009 na Itália e depois seguiram para a América do Sul.
Para os próximos anos, estão programadas visitas para as casas salesianas da Ásia, Oceania, África, Leste Europeu e Oriente Médio. A ideia da jornada partiu do Reitor-Mor Pascual Chávez, o atual substituto de Dom Bosco e líder da Congregação Salesiana.
Tais informações sobre a Peregrinação em território brasileiro podem ser obtidas no site http://www.dombosconobrasil.com.br/.
Abaixo o cronograma de visitas na Região Norte:
18/02: Chegada em Manaus – tarde - Carreata para a Paróquia São José Operário – Centro
19/02:Paróquia São José Operário – Centro
20/02:Catedral Metropolitana de Manaus
21/02:Iauareté – manhã e tarde - São Gabriel da Cachoeira – tarde e noite
22/02:São Gabriel da Cachoeira – manhã e tarde - Retorno para Manaus – tarde- Oásis São José (FMA) – noite
23/02:Colégio Dom Bosco e Faculdade Salesiana Dom Bosco
24/02:Centro Educacional Santa Terezinha (FMA) – manhã - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (FMA) – tarde e noite
25/02: Pró-Menor Dom Bosco – manhã e tarde - Paróquia Santa Terezinha – Alvorada II – tarde - Escola Santa Maria Mazzarello (FMA) – tarde - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – noite
26/02:Colégio Dom Bosco Leste – manhã
Casa Mamãe Margarida e Paróquia Cristo Rei – São José II – tarde - Arena Amadeu Teixeira – noite
27/02:Retiro da Família Salesiana – manhã -Paróquia São José Operário – São José I – tarde e noite - Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – São José II - Centro Salesiano de Formação (CESAF) – Zumbi – noite
28/02: Viagem para a Bolívia (P.Amazonia - foto: Divulgação)

Nenhum comentário: