Pesquisar este blog

domingo, 3 de outubro de 2010

Votação terá transporte
coletivo gratuito em Manaus

Portal Amazônia

Manaus - Todos os ônibus em condições de uso em Manaus circularão sem cobrar tarifa neste domingo (3), durante o primeiro turno das eleições.
 A gratuidade foi solicitada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira (29) e sancionada como lei pelo prefeito Amazonino Mendes na última quinta-feira (30). Além da frota convencional, o transporte alternativo e executivo também vão operar com gratuidade de tarifa.
Segundo o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Manaus (Sinetram), Fernando Borges, cerca de 1,3 mil coletivos farão o transporte gratuito da população, das 4h à 0h. Para minimizar prejuízos das empresas responsáveis pelos ônibus, a Prefeitura de Manaus deve pagar ao Sinetram uma compensação tributária estimada em R$ 3 milhões.
Durante a gratuidade, o usuário passará normalmente pela catraca que estará liberada. A estimativa é que um milhão de pessoas utilizem o transporte neste domingo (03). Uma comissão de juízes vistoria as empresas de ônibus para assegurar que todos os veículos em condições de rodar estejam nas ruas amanhã.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 60 fiscais acompanharão o deslocamento dos ônibus, desde a saída da garagem até o retorno às estações. O órgão atuará nas principais avenidas e nos cinco terminais de Manaus.
Os eleitores de municípios do interior também terão apoio para votar, afirmou o juiz Carlos Zamith. De acordo com ele, as prefeituras receberam recursos para assegurar transporte de ônibus ou de barco aos eleitores que precisarem.

Nenhum comentário: