Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Segundo turno
MARINA ASSEDIADA POR DILMA E SERRA
Blog e G-1-foto Ag.Brasilia
Brasilia - A senadora acreana, dissidente do Partido dos Trabalhadores, ex-ministras do Meio-Ambiente, com seu discurso e proposta em cima das questgões ambientais, saiu fortalecida das eleições presidencias no primeiro turno e agora é assediada pelos articulares das campanhas de Dilma Roussef, PT e Jopsé Serra, PSDB, tentando conquistar o seu apoio político para o segundo turno.
A ambientalista, como candidata a presidência da República pelo Partido Verde (PV) que conquistou  cerca de vinte milhões de votos no último dia 3 de outubro,foi a grande responsável para que houvesse o segundo turno, de certa forma, benerficiando o candidato "tucano" José Serra, considerando que sem a ajuda a ambientalista, a eleição certamente teria sido decidida no primeiro turno.
Um dia após a confirmação de que haverá segundo turno na eleição para presidente, a senadora Marina Silva (PV) disse ter sido procurada pelos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para discutir seu apoio na disputa.
A candidata do PV teve 19.636.359 votos, o equivalente a 19,33% dos votos válidos, com 99,99% dos votos apurados. “Ambos me telefonaram para parabenizar pela contribuição que demos ao país, pelas propostas que apresentamos e ambos, muito rapidamente, manifestaram desejo de ter uma oportunidade de conversar, caso eu ache isso oportuno, e no momento adequado” relatou.
Marina afirmou ainda, durante entrevista coletiva em São Paulo, que a decisão do seu apoio e do partido será tomada em uma convenção que, segundo estimou, deverá ocorrer em até 15 dias.
Ela disse não ter sinalizado apoio a nenhum dos dois durante as conversas. “Respondi que iria viver um processo que seria iniciado a partir de agora e depois que eu iria me pronunciar”, relatou Marina referindo-se à convenção.
Ao ser questionada sobre o apoio a Serra de Fernando Gabeira (PV), candidato derrotado ao governo do Rio, ela respondeu: “Ele disse que é a manifestação pessoal dele. Eu vou preferir fazer a minha manifestação na instância partidária após ouvir os segmentos da sociedade com os quais fiz aliança”.
Entre os setores que pretende ouvir estão o "Movimento Marina Silva", representantes de juventude, do empresariado e de movimentos sociais. Marina ressaltou que irá firmar um posicionamento na convenção. "Não tenho aqui ainda uma posição a priori", disse. A discussão dentro do partido passará ainda pela definição de "prioridades estratégicas" da plataforma do PV.
O posicionamento da legenda, frisou a senadora, não se dará em função de interesses puramente partidários.
Marina concedeu uma coletiva rápida. Membros do PV que estavam no local evitaram indicar um possível posicionamento do partido. Eles foram questionados sobre o tempo previsto para a realização da convenção - 15 dias - tomar boa parte do tempo da campanha do segundo turno. A votação será no dia 31 de outubro. "Quem tem pressa agora são eles", respondeu o presidente do PV em São Paulo, Maurício Brusadin.

Nenhum comentário: