Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Praaciano foi o deputado federal
 mais votado no Amazonas


 Portal@d24am.com
Os eleitos são Francisco Praciano (PT), Rebecca Garcia (PP), Carlos Souza (PP), Átila Lins (PMDB), Silas Câmara (PSC), Pauderney Avelino (DEM), Sabino Castelo Branco (PTB) e Henrique Oliveira (PR).
 Francisco Praciano foi o candidato a deputado federal mais votado no Amazonas. Foto: Evandro Seixas/ Acervo-DA Manaus - Com mais de 99% dos votos apurados, o deputado federal Francisco Praciano (PT), 58, anos, foi reeleito, ontem, como o mais votado do Amazonas, com mais de 166 mil votos (10,89%). Nascido em Itapipoca (CE), Francisco Praciano foi eleito deputado federal em 2006 com 126.881 votos (9,11%), sendo o terceiro candidato mais votado do Estado. Os outros eleitos são Rebecca Garcia (PP), Carlos Souza (PP), Átila Lins (PMDB), Silas Câmara (PSC), Pauderney Avelino (DEM), Sabino Castelo Branco (PTB) e Henrique Oliveira (PR).
Praciano e Oliveira foram eleitos pela coligação do candidato derrotado ao Governo do Amazonas, Alfredo Nascimento (PR). Rebecca, Carlos, Átila, Silas, Pauderney e Sabino, pela coligação do candidato reeleito, Omar Aziz (PMN).
Com a confirmação oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), haverá duas mudanças na bancada do Amazonas na Câmara dos deputados. Deixam de fazer parte a senadora eleita Vanessa Grazziottin (PCdoB) e o deputado federal Marcelo Serafim (PSB), que não foi reeleito. Os novos nomes da bancada são Pauderney Avelino, que exerceu quatro mandatos consecutivos, entre 1990 e 2006 e está retornando, e Henrique Oliveira.
Com estes resultados, o perfil da bancada do Estado na Câmara dos Deputados praticamente não muda e continua, em sua maioria, a favor do governo federal. Apenas Pauderney é de um partido claramente de oposição.
A Organização Não Governamental Transparência Brasil enumerou os deputados federais brasileiros que faltaram a mais de 25% das sessões da Câmara Federal em Brasília. Os deputados Silas Câmara (PSC) e Rebecca Garcia (PP) figuram no ranking nacional. O deputado federal Silas Câmara faltou a 34% das reuniões plenárias e a 51% das reuniões das comissões. Rebecca faltou a 27% das reuniões plenárias e a 51% das reuniões das comissões. Segundo o levantamento, a bancada do Amazonas lidera o ranking de faltas excessivas.
O Amazonas teve 55 candidatos a deputado federal. Cinco deles, Moises Castanheiro (PSOL), Alex Dias (PSB), Jamily Ayres (PTdoB), Anchieta Jericó (PHS) e Paulo Maciel (PR) tinham menos de 100 votos, com 99,57% das urnas apuradas.
Junto com os senadores Eduardo Braga (PMDB), Alfredo Nascimento (PR) e Vanessa Graziottin (PCdoB), os oito deputados federais eleitos pelo Amazonas terão como principal incumbência, durante seus mandatos, articular apoios no Congresso Nacional para aprovar a prorrogação do prazo dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), a partir da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) e já aprovada por unanimidade no Senado e que deverá sofrer oposição das bancadas de outros Estados na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: