Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Manaus receberá nesta temporada
quase vinte cruzeiros marítimos

Com inmformações da Manaustur
Manaus – A capital amazonense continua sendo um dos pontos turísticos brasileiros mais visitados por turistas passageiros de cruzeiros internacional, que além de Manaus, costumeiramente param na cidade de Paritnins, terra dos bumbas Caprichoso e Garantido.
Segundo a AEmpresa Estadual de Turismo – Amazonastur – estima que mais de 19 mil turistas visitem o Estado na temporada de cruzeiros. O período começa este mês em todo o país e vai movimentar o setor com visitantes brasileiros e estrangeiros. No Amazonas, o primeiro navio está previsto para chegar no dia 29 de outubro.
Navegando pelo rio Amazonas, serão 18 cruzeiros a visitar Manaus até maio de 2011. O número de navios é menor que o registrado na última temporada, mas a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, garante que o número de turistas não diminuiu. “No ano passado nós recebemos pouco mais de 14 mil turistas. Em 2010 a expectativa é de receber quase 20 mil turistas”, comentou.
A empresa admite que é preciso investir em alguns aspectos de infraestrutura portuária do Estado para desenvolver o mercado nesta área. Uma das questões seria o Porto de Parintins, a 369 quilômetros da capital, onde não haveria espaço adequado e seguro para a atracação das embarcações. Problema parecido seria encontrado também na área da Manaus Moderna, na orla da capital.
A administração do Porto Privatizado de Manaus afirmou que as plataformas de ancoragem estão com as manutenções em dia. Em agosto deste ano foi renovado o certificado de classificação, oficializando que o porto pode receber navios de vários portes. Segundo o diretor do Porto, Alessandro Bronze, já está prevista a ampliação das plataformas das torres e do rodway, que deve comportar até seis embarcações.
O turismo de cruzeiros deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas, além de movimentar mais de US$ 7 milhões. Somente durante a Copa do Mundo de 2014, estão previstos 12 navios.

Nenhum comentário: