Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefeitura tem  mais 400 mil mudas em
estoque para rearborizar a cidade

Manaus - A Prefeitura de Manaus informa que já dispõe de um estoque de mais de 400 mil mudas colocadas à disposição da população e dos projetos de arborização da cidade de Manaus. O quantitativo recorde foi alcançado a partir de um plano de trabalho desenvolvido pela Diretoria de Arborização Paisagismo e Áreas Protegidas da Semmas, que teve como pilar a reestruturação do quadro de pessoal do Horto Municipal de Manaus, o estabelecimento de metas de produção para os servidores envolvidos com a atividade, além da realização de reciclagens e treinamentos.
“A partir de agora, estamos numa situação que nos permite atender a todas as demandas de arborização da cidade de Manaus”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, lembrando que, antes, a produção era insuficiente e destinada apenas à doação. Não havia estoque regulador. Hoje a Prefeitura produz 60 mil mudas/mês e conseguiu bater todos os recordes em plantio e distribuição de mudas. Em 2009, foram distribuídas 158 mil e este ano mais de 150 mil. “Batemos todos os recordes dos anos anteriores”, comemora o subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adilson Cordeiro.
Ele lembra que o planejamento das ações permitiu que, atualmente, a Prefeitura tenha separadas pelo menos 100 mil mudas destinadas aos projetos de reordenamento urbano de Manaus, incluindo arborização de praças e ruas dos bairros atendidos pelo Programa A Prefeitura Trabalha, o Binário da Constantino e Djalma Batista e a Orla da Manaus Moderna. O diretor de Arborização da Semmas, Nildo Menezes, explica que já foram plantadas mais de 2 mil mudas em canteiros centrais dos principais corredores viários da cidade – a exemplo da Estrada da Ponta Negra, avenidas André Araújo, Rodrigo Otávio e Grande Circular.
“Pedimos o apoio da população para que ajude a cuidar das mudas plantadas nas ruas, irrigando e não destruindo. Infelizmente, em alguns locais o vandalismo impede que as mudas cresçam”, declarou Nildo, ressaltando que hoje todas as ações de arborização do município são planejadas. “Verificamos o tipo de espécie mais adequado e como elas se comportam. Fizemos a opção pelas árvores nativas e hoje nossa produção é voltada para isso”, afirmou, lembrando também que a intenção é desenvolver campanhas de educação ambiental direcionadas à questão da arborização da cidade. Outro projeto da prefeitura é a aquisição de um terreno para a implantação de uma área de rustificação de mudas, onde as espécies podem crescer e se desenvolver com espaçamento e contato com os raios solares. “A intenção da prefeitura é dar um novo formato à arborização da cidade priorizando as espécies nativas e optando por utilizar mudas acima de dois metros, que causam um maior impacto visual e inibem a ação dos vândalos”, observa o subsecretário Adilson Cordeiro.(Semcom)

Nenhum comentário: