Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estiagem
Municípios do alto Solimões são
os primeiros a receber socorro


Manoreporter.com.br

Manaus - O governo do Estado do Amazonas liberou ontem R$ 4 milhões, que vai beneficiar mais de 30 mil famílias que foram atingidas pela vazante que há quatro meses está castigando vários municípios.
O dinheiro vai ser repassado ao Sub-Comando de Ações de Defesa Civil (Subcomdec), que vai fazer a aquisição e distribuição de alimentos, remédios, kits de higiene pessoal e principalmente de purificadores de água potável.
“No Ministério da Defesa, nós vamos formalizar o pedido de complementação da estrutura de resposta ao desastre, ou seja, o apoio logístico,” informou Roberto Rocha, Secretário Executivo do Subcomadec. Entre as ações, que devem começar a partir da próxima segunda-feira (27), está a ajuda humanitária com alimentos, remédios, kits de higiene pessoal e purificadores de água portátil.
Os municípios do alto Solimões, que são Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí e Tabatinga, serão os primeiros a receber os benefícios, devido estar a mais tempo passando por essa estiagem.
A compra dos mantimentos que devem atender os 21 municípios em estado de emergência será realizada sem a necessidade de licitação, amparada na Lei n° 866/93 que prevê entre outras coisas, a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas.
Para conseguir liberar a verba que vai atender os 21 municípios atingidos pela seca, o governo do Amazonas precisou pedir autorização do Tribunal Regional Eleitoral, TRE-AM, que proíbe distribuição de qualquer tipo material por parte do governo em época de eleição.



Nenhum comentário: