Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LUZ PARA TODOS CHEGA AO PA
S. FRANCISCO, EM CANUTAMA

Fonte:Ascom, INCRA-AM

Canutama,AM - O Programa Luz Para Todo, apesar das muitas dificuldades próprias da região amazônica, como longas distâncias, dificuldade de acesso, estiagem e outros obstáculos, avança nos projetos de reforma agrária do Amazonas, levando melhoria de vida aos assentados do INCRA na reforma agrária amazonense.
Na semana passada, a reportagem visitou o Projeto de Assentamento São Francisco, no município de Canutama, no Sul do Estado e encontrou uma equipe do Luz Para Todos trabalhando nas ligações domiciliares do programa, que deverá ser concluído nos próximos dias, o que está deixando os assentados felizes e muitos já se preparam para adquirir aparelhos eletro-eletrônicos, como televisores, som, liquidificador e outros em função da chegada da energia elétrica ao assentamento.
Para o presidente da Associação dos Assentados Fernando Rocha, a chega da energia elétrica ao projeto, “é uma grande vitória dos assentados. Tivemos muito trabalho, foram muitas reivindicações, mas hoje, entendo que tudo valeu à pena. A energia chegou e com isso a vida de todos vai melhorar no assentamento” – afirmou.
Liderados pelo técnico Ciro Rocha, a equipe das Centrais Elétrica de Rondônia (o município fica próximo de Porto Velho) trabalha a todo pano para concluir os serviços de ligações domiciliares, que está um pouco atrasada em razão da grande seca nos rios da região, dificultando a navegação das balsas com o material necessário para a realização do trabalho.
A ação está sendo realizado com tranqüilidade, uma vez que toda a rede de distribuição nas três linhas de estradas do Assentamento, de aproximadamente 70 km já está concluída. “A seca está atrapalhando um pouco o deslocamento das balsas com o material, mas dentro de mais uns quinze dias, o trabalho estará concluído” – disse.
De acordo com o técnico, está na programação a realizações de 250 ligações a domicílio, das quais 79 já foram realizadas.
Criado há treze anos, no município de Canutama, Sul do Amazonas, o PA São Francisco, que tem boa produção da mandioca, macaxeira, açaí, pupunha e outros tem uma área de 18.120,0000 há e capacidade para assentar 298 famílias.
No Amazonas, seis projetos de reforma agrária já estão beneficiados com o Luz Para Todos e treze estão com as obras em andamento.


 

Nenhum comentário: