Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Internet falha e  poderá
 prejudicar eleição no Amazonas


*Com informações de Tereza Teófilo e Acyane do Valle/ acritica.com
Manaus - Um problema no satélite da operadora Oi atrapalhou o primeiro simulado em campo da transmissão dos dados das Eleições 2010, realizado na manhã deste sábado (25) pelo Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O problema, que pode vir a acontecer no dia 3 de outubro, pode atrasar o trabalho dos 500 técnicos de transmissão de dados da capital e do interior, pessoas envolvidas na totalização dos votos.
“Nosso estado é crítico nesse sentido. Esta semana mesmo ficamos sem o link da Embratel durante cinco horas - de meio dia às 17h - e isso afeta todos nós. Agora, durante o simulado, fomos avisados de que o satélite da Oi caiu e por conta disso ficamos praticamente uma hora parados, sem poder fazer transmissão nenhuma. Os técnicos da capital vão usar as linhas telefônicas das escolas e os do interior, o satélite para transmitir os dados criptografados dos resultados das urnas”, afirmou o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Jander Valente.
São 150 técnicos que participam do processo de transmissão de dados na capital e 350 no interior. Eles pertencem a várias universidades da área de informática e foram selecionados por meio de convênio com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O simulado do último sábado foi feito nas escolas, com a metade dos técnicos e na véspera das eleições, próximo sábado dia 2, acontecerá com a outra metade. A intenção do TRE é testar o sistema e corrigir os possíveis problemas, visando dar celeridade e transparência ao processo eleitoral.
Valente explicou que se no dia da eleição houver problemas de transmissão por causa da internet, o plano B já definido é o de que os disquetes das urnas sejam encaminhados imediatamente ao TRE ou para a sede dos municípios mais próximos para que o trabalho seja concluído. "O máximo que pode ocorrer é um atraso na apuração dos votos", minimizou o secretário.
Na última quinta-feira (23), a cidade de Manaus ficou mais de quatro horas sem os serviços de internet. A Embratel informou que um rompimento no cabo de fibra ótica ocasionado nas proximidades do município de Autazes, em função de um acidente envolvendo um caminhão que transportava um trator, foi a causa do apagão. O problema foi solucionado no mesmo dia mas causou atrasos nas rotinas de milhares de usuários.
PREOCUPAÇÃO
A péssima qualidade do serviço de internet prestado pelas empresas no Brasil foi a tônica das discussões realizadas nesta quinta-feira (23) no encontro 'Ajudando o Brasil a se organizar para a Copa' realizado em Manaus.
A iniciativa reuniu especialistas na área de TI das empresas IBM, Bosch, Samsung e de órgãos de Segurança do Governo como a Polícia Federal que evidenciaram suas preocupações com a qualidade da Internet, uma vez que o Brasil tem pela frente o desafio de oferecer uma capacidade de transmissão de dados 50% maior do que a África ofereceu na Copa de 2010.
A situação do Amazonas foi classificada como a mais deficitária de todas as cidades que serão sede dos jogos do mundial.
Em agosto deste ano, o governo anunciou a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Nenhum município do Amazonas foi contemplado nesta primeira fase.
Na lista das 100 contempladas, aparecem apenas seis municípios da região Norte - todos em Tocantins - e nenhum município do Sul do País.
O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, confirmou que a relação contempla apenas municípios das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
SEM PREVISÃO
Dois meses depois da prometida conclusão da rede de fibra ótica da Oi no Estado, o amazonense continua sem esse serviço da empresa. As obras deveriam ter sido finalizadas em julho deste ano. Por enquanto, a companhia diz apenas que “trabalha para concluir os trabalhos no menor tempo possível” e acrescenta que “está dentro do prazo estabelecido pela Anatel para o projeto”, mas não cita, em nenhum momento, quando as obras serão concluídas ou o início da operação da fibra ótica em Manaus, cuja promessa é de acesso a uma Internet mais barata, além de conexão e transmissão de dados mais confiáveis.



,

Nenhum comentário: