Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Omar e Alfredo trocam farpas
no último debate na TV

Portal Amazônia
Manaus -  Omar Aziz (PMN), Alfredo Nascimento (PR) e Hissa Abrahão (PPS) participaram na noite desta terça-feira (28) do debate na TV Amazonas. Os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenções de votos apresentaram propostas para o futuro Governo e trocaram farpas e acusações. O confronto iniciou por volta das 21h40 e foi mediado pelo jornalista da Rede Globo e apresentador do jornal SPTV Segunda Edição, Carlos Tramontina.
Primeiro bloco
No primeiro bloco foram discutidos os temas Segurança, Zona Franca de Manaus e Saúde. Alfredo foi sorteado para iniciar a rodada de perguntas, começando por Omar, que foi questionado sobre a atual situação do Amazonas na área. Omar lembrou a experiência como secretário de segurança e citou o programa Ronda no Bairro. Na réplica, Alfredo destacou que vai abrir concurso público para aumentar o contingente da Polícia e valorizar a prevenção.
Omar perguntou para Hissa Abrahão sobre a ZFM. Em resposta, Hissa afirmou que lutar pelo Polo de Manaus não é simplesmente prorrogar a vigência do benefício, mas também desburocratizar a Alfândega, cobrar melhorias na internet banda larga e energia elétrica no Estado, além de reforçar o trabalho com as micro e pequena empresas e ampliar o aeroporto, que ele chamou de medíocre. Omar defendeu a expansão da Zona Franca também para a região metropolitana de Manaus.
Na terceira rodada de perguntas, Hissa perguntou para Alfredo sobre saúde. Alfredo lembrou o programa Médico da Família e afirmou que vai reestabelecer o programa em todo o Estado. Ele defendeu também a criação de Hospital de Clinicas nas zonas Norte e Leste da capital para acabar com a superlotação e diminuir a demora nos atendimentos. Em réplica, Hissa lembrou que o Amazonas tem o maior orçamento proporcional do Brasil, mas registra uma baixa quantidade de médicos por número de habitantes. Hissa defendeu também a criação de hospitais de média complexibilidade nas cidades pólo do interior do Estado.
Segundo bloco
No segundo bloco, os temas mais fortes foram a Copa de 2014, mobilidade urbana e independência política. Omar direcionou a pergunta para Alfredo sobre o projeto do Fun Park, uma das exigências para o Mundial de Futebol. Alfredo lembrou que os projetos da Copa têm o poder de mudar a vida das pessoas e que, para isso, é preciso aproveitar a Copa para fomentar estrutura para turismo na cidade de Manaus, criando um forte mercado na área, fortalecendo a geração de empregos. Omar voltou à pergunta e afirmou que vai construir três unidades do Fun Park, sendo duas em Manaus e uma no município de Iranduba, em uma estrutura pronta para receber 30 mil pessoas em dias de jogos. Em tréplica, Alfredo, que já havia destacado a sua importância para a escolha de Manaus como subsede do Mundial, afirmou que vai cumprir os 26 itens exigidos pela Fifa.
Na segunda rodada de perguntas do segundo bloco , Alfredo perguntou para Hissa sobre infraestrutura e mobilidade urbana. Hissa falou da criação do shopping dos camelôs e da restauração do centro histórico de Manaus, tomando exemplos como a Lapa, no Rio de Janeiro, e a Estação das Docas, no Pará. Para os problemas do transporte público, Hissa destacou a importância de parcerias, afirmou que vai comprar metade de frota que se tem por valor menor que o atual e vai firmar a tarifa em um valor “justo” e com qualidade. Sobre os camelôs, Alfredo chamou de injusta a atual situação da categoria, colocando a responsabilidade da construção do shopping popular sobre a Prefeitura e o Governo.
Hissa questionou Omar Aziz sobre o modo de governo do candidato. Indagou se ele não seria uma "parte de cada trabalho como vice de Alfredo e Omar em campanhas passadas". Em resposta, Omar lembrou que também foi vereador, secretário de obras, segurança e deputado estadual. Falando da experiência no Governo, voltou a defender a continuidade do atual plano de Estado. Em réplica, Hissa afirmou que vai dar continuidade a bons projetos, mas que tem personalidade para mudar. Ele disse ainda esperar que o próximo governador tenha independência e “não fique na sombra de ninguém”.
Terceiro bloco
No terceiro bloco do debate os temas foram sorteados. Hissa foi o nome escolhido. Ele perguntou para Alfredo sobre educação. Questionou a proposta para fortalecimento e ampliação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Alfredo citou o investimento do Estado na área da educação, afirmando que é preciso aumentar os repasses, qualificando e pagando melhor os professores. Já Hissa disse querer dobrar o número de vagas da UEA e, em consequência, melhorar a qualidade de vida no Estado. Em tréplica, Alfredo reafirmou que o atual Governo não deu atenção à educação.
Emprego e renda foi o tema sorteado na segunda rodada de perguntas, feitas pelo candidato Alfredo Nascimento a Omar Aziz. O candidato do PMN afirmou que vai valorizar a capacitação da população do interior, dobrando o número de vagas do Cetam e valorizando o desenvolvimento sustentável, como a subsidiação da juta. Alfredo disse que Omar estava “muito bem treinado” para discursar, mas que o que diz não faz parte da realidade do Estado. O ex-ministro disse que o interior do Amazonas está abandonado. Ele também reafirmou que a ZFM precisa ser preservada, expandindo para outras áreas. Alfredo destacou também a importância da criação de um polo naval no Estado. Em resposta, Omar atacou, afirmando que Alfredo não cumpriu nenhuma promessa como Senador Federal.
A terceira rodada seguiu com o tema de transporte. Questionado por Omar sobre o sistema Viário de Manaus, Hissa propôs a abertura de novas vias, com a implantação de novas idéias e injeção financeira. Omar lembrou obras como Avenida Max Teixeira e citou a importância da melhoria dos eixos estruturantes para a remodelação do transporte. Para minimizar os altos valores da tarifa do ônibus, o atual governador disse que o incentivo do ICMS deve funcionar para que passagem não fique ainda mais cara. Em réplica, Hissa lembrou propostas apresentadas por ele na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e disse que vai apontar caminhos para resolver os problemas. Sobre o incentivo citado por Omar, Hissa afirmou que somente o incentivo de impostos não será capaz de resolver o “caos” do transporte coletivo de Manaus.





Nenhum comentário: