Pesquisar este blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Copa 2014
COMEÇA A TERRAPLENAGEM
DA ARENA DA AMAZÔNIA
Rede Amazonica
Manaus - O projeto Arena da Amazônia - estádio que garantirá a participação de Manaus na Copa do Mundo de 2014 - entra agora em uma nova fase. A construtora Andrade Gutierrez concluirá a demolição e a retirada da estrutura metálica da cobertura do antigo Vivaldão e dará continuidade aos trabalhos de terraplenagem, que incluem a escavação e aterro do solo de toda a área da arquibancada e entorno do estádio (o correspondente a cerca de 68,4 mil metros quadrados de área e 68 mil metros cúbicos de terra movimentada).
De acordo com a assessoria da construtora, os serviços de terraplenagem deverão ser concluídos até dezembro. Desde o início das obras, os operários que trabalham no local se dedicam à demolição do antigo estádio, retirando cuidadosamente todo o material– de cadeiras, refletores, telhas , louças até concreto – de forma a permitir posterior reaproveitamento na nova arena ou em outros locais.
Parte interna da Arena da Amazônia - Foto: Divulgação
Até agora, 95% do material recolhido foi encaminhado para a Fundação Vila Olímpica, entidade responsável pela destinação final destes produtos. Em outubro começará a fase de fundação da obra, com a execução das estacas escavadas e dos blocos de concreto que sustentarão a nova arena multiuso.
Projeto
Com conceito arquitetônico inovador e inspiração na floresta amazônica, o projeto da Arena da Amazônia foi desenvolvido pela Gerkan Marg und Partner (GMP), escritório de arquitetura responsável pelos principais estádios da Alemanha e África.
Orçado em R$ 500 milhões, o novo estádio terá capacidade para abrigar 44,1 mil pessoas. O projeto obedece aos modernos conceitos de arquitetura sustentável e às rigorosas exigências ambientais da FIFA.
O estádio será envolvido por uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha e entre seus diferenciais estão o reuso de águas, o uso de bioetanol e de ventilação natural, que auxiliam na redução do consumo energético e do nível das emissões. De acordo com o projeto, no futuro, a nova arena irá acolher outros eventos esportivos de porte, shows e lojas de conveniência.





Nenhum comentário: