Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Município mobilizado para reabrir o aeroporto


Emiliana Monteiro/Sistema Alvorada de Comunicação


Parintins, AM - Desde o último sábado, 18, vários segmentos de Parintins se mobilizam na tentativa de reabrir o aeroporto municipal Júlio Belém, fechado por falta de segurança para pousos e decolagens. Em Manaus, o prefeito Bi Garcia, a administração do aeroporto, a secretaria de meio ambiente e a procuradoria do município articulam contatos que possam ajudar a reverter a situação.
Em Parintins, a secretaria de meio ambiente agiliza os planos de monitoramento da lixeira e da campanha educação ambiental, cobrados pelo juiz Dimis Braga –da 7ª vara federal, na decisão que fechou o aeroporto. “Estamos providenciando os planos de manejo de aves daquela área, assim como o aterramento e compactação do lixo que vai para a lixeira para que ele não fique descoberto”, informou o coordenador da ação em Parintins, Harald Dinely.
Segundo o juiz Dimis, estudos realizados por técnicos do meio ambiente aqui em Parintins detectaram que alguns atrativos próximos ao aeroporto propiciam o aumento de aves na área, apresentando riscos de acidentes. Os moradores da comunidade do Parananema foram mobilizados para participarem da campanha de educação ambiental, que também percorrerá as escolas parintinenses.
Todas essas atividades em Parintins farão parte dos recursos utilizados em Manaus para tentar reabrir o aeroporto.
 O prefeito Bi Garcia já teve uma audiência com o governador Omar Aziz no início da semana para discutir o assunto. De acordo com o administrador do aeroporto, Jean Jorge, a procuradoria geral do município e do estado unem forças em defesa da reabertura do aeroporto junto a 7ª vara federal. “Não queremos derrubar a decisão do juiz, queremos que ele reveja a decisão através dos documentos que vamos apresentar”, explicou o administrador.
Não há previsão de quando o aeroporto reabre. “Pode ser hoje, amanhã, com 10 ou 30 dias”, concluiu Jean Jorge.




Nenhum comentário: