Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Crime Ambiental
 Seixo escondia uma tonelada de pirarucu

Blog com informações do Ibama
Manacapuru, AM - Policiais Militares do Batalhão Ambiental apreenderam na manhã de hoje (26), uma tonelada de manta pirarucu. Com procedência do Rio Juruá, o pescado estava camuflado por baixo de uma grande quantidade de seixo que estava sendo transportado em uma balsa de grande porte. O comandante da embarcação Edson Da Silva Gama, foi responsabilizado pelo pescado e preso em flagrante, o mesmo pagou fiança e vai responder em liberdade por crime ambiental.
A abordagem foi feita nas proximidades do estaleiro São João, situado no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus. Os policiais chegaram até o local através de denúncia. Segundo o Sargento Douglas, o pescado vai ser doado para algumas instituições de caridade da cidade de Manaus.
O Pirarucu (Arapaima gigas) é nativo da Bacia Amazônica e é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo medir mais de dois metros de comprimento e pesar até 125 kg. A carne é comida crua ou seca e salgada e é parte tradicional da dieta dos ribeirinhos. Outras partes do peixe, como as escamas, são usadas no artesanato local. A língua ossificada é usada para ralar bastões de guaraná. Como o pirarucu é uma espécie protegida, a venda de sua carne é proibida entre setembro e maio.
A captura do pirarucu no Amazonas é proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).foto: Ricardo Oliveira





Nenhum comentário: