Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rio Solimões volta a secar


Blog com informações do CPRM
Manaus – O rio Solimões atinge nesta semana a marca de 71 centímetros durante uma das secas mais severas registradas no Amazonas. Este ano, o nível mais baixo foi registrado no dia 7 de setembro quando o rio apresentou a cota mínima de 36 centímetros negativos no município de Tabatinga (distante a 1.105 quilômetros de Manaus).
“No último dia 20, o nível começou a subir atingindo 1,17 metros, porém depois desta subida, houve o fenômeno do repiquete e o nível voltou a descer a 71 centímetros. A maior vazante registrada anteriormente foi em 2005, quando o nível havia ficado em dois centímetros”, disse geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Daniel Oliveira.
Segundo dados divulgados na última semana pela Defesa Civil do município, cerca de seis mil pessoas foram afetadas pela seca em Tabatinga.
Temperatura
Segundo o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Renato Senna, nos últimos meses as temperaturas na região ficaram cerca de 2 º C acima da média.
“O mês de outubro é considerado de transição entre as estações seca e chuvosa e a previsão das temperaturas para o estado do Amazonas é de que se apresentem ligeiramente acima dos padrões climatológicos, no entanto, com o início do período de transição da estação seca para chuvosa, as ocorrências de chuvas deverão torna-se mais freqüentes, e a temperatura sofrerá uma ligeira queda durante a ocorrência da precipitação”, explicou.
Renato Senna disse ainda que em 2010, as chuvas no Estado apresentaram índices normais nos primeiros dois meses do ano, tendo alcançado índices abaixo da climatologia, no sul do Amazonas, nos meses de março e abril.
Eleições
A seca nos rios não deve prejudicar as eleições de domingo (3) no Amazonas, segundo o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Pedro Batista. Ele disse que a estiagem eleva os custos das eleições, mas não interrompe o processo eleitoral. Isso porque o TRE precisa organizar uma logística diferenciada para garantir a chegada das urnas e dos eleitores nos locais de votação.





Nenhum comentário: