Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Retardatários sofrem nas filas em
busca da 2ª via do Título de Eleitor
Portal Amazônia

Manaus – Mais de seis mil eleitores já procuraram o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) para requerer a segunda via e reimpressão do título de eleitor. Diariamente, dois mil eleitores regularizam o documento junto ao tribunal.
Desde o dia 13 de setembro, início do prazo de regularização, até a última segunda-feira, 5.644 pessoas já haviam sido atendidas. A Secretaria de Tecnologia do TRE/AM estima que até o dia 30 de setembro, mais de 16 mil títulos eleitorais tenham sido regularizados.
O prazo encerraria amanhã, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou o período após constatar um número expressivo de eleitores que deixaram para regularizar o título no fim do prazo. Os eleitores tem até o próximo dia 30 para regularizar a situação para votar no dia 3 de outubro.
Na manhã de hoje (22), mais de duas mil pessoas se aglomeraram em uma fila em frente ao ógão. A autônoma Inês de Castro, 29, disse que chegou ao TRE por volta das 7h e somente 3 horas depois recebeu uma senha. “Apesar de chegar cedo, recebi a senha 1011. Eu esperava que o atendimento fosse mais rápido”, disse.
Cancelamento
Segundo o secretário de Tecnologia do TRE/AM, Jander Valente, caso o eleitor deixe de votar durante três eleições, além de ser multado no valor de R$ 3, também terá o título cancelado. O secretário explica que o cancelamento do título eleitoral acarreta em uma série de conseqüências negativas ao eleitor.
Entre as principais, ele aponta o impedimento de requerer CPF e passaporte, além de abertura de contas bancárias e o congelamento de pagamento salarial do eleitor que é funcionário público.
Segundo Jander, o atendimento é realizado das 7h as 13, de segunda a sexta-feira, no prédio do TRE, no barro Aleixo, zona Centro-Sul. Ele lembra que o atendimento também será realizado no próximo sábado e no domingo das 8h as 18h.
A partir desta eleição, todos os eleitores serão obrigados a levar, além do título de eleitor um documento oficial com foto para votar. Entre os documentos aceitos pela Justiça Eleitoral está o documento de identidade, carteira profissional, identidade funcional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte.










Nenhum comentário: