Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PRÊMIO CHICO MENDES TEM NOVA EDIÇÃO

Brasilia - O Ministério do Meio Ambiente promove neste ano a oitava edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, criado em 2002, pela extinta Secretaria de Coordenação da Amazônia (SCA), com o objetivo de valorizar e incentivar pessoas, instituições e organizações sociais que desenvolvem trabalhos voltados para a conservação dos recursos naturais da Amazônia. Foram estabelecidas cinco categorias para a inscrição de propostas: liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, e saúde e meio ambiente. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas, obrigatoriamente, por meio de Sedex e endereçadas ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70306.970 – Brasília-DF.
O julgamento dos trabalhos será feito por uma comissão de notório saber na área ambiental, que levará em consideração critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. À exceção da categoria município, cujo primeiro colocado não receberá premiação pecuniária mas somente diploma honorífico, as demais categorias serão contempladas com diploma e R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) em espécie, valor sobre o qual serão cobrados todos os tributos previstos em lei. A premiação será em dezembro, em Brasília, com a presença do ministro de Meio Ambiente Carlos Minc.
Atualmente coordenado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), vinculado à Secretaria Executiva do MMA, o prêmio vem ganhando adesão de um público cada vez maior. No ano passado recebeu 101 inscrições, praticamente o dobro dos 53 inscritos na primeira edição. Figuram entre os contemplados o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação Ambiental (IEB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Universidade Federal do Acre, o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a atual senadora e ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, dentre outros.
A iniciativa tem sido um incentivo aos trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia. Dentre essas organizações foram contempladas a Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Chico Mendes (AC), Associação Indígena Vyty-Caty (MA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), dentre outras. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no www.mma.gov.br pelos telefones (61) 3105 2078/3105 2093, ou pelo e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br.(Fonte Assessoria MMA)

Nenhum comentário: