Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FOCOS DE INCÊNDIO AUMENTAM NA CIDADE


Manaus - O corpo de Bombeiros informou que foram atendidas, durarante o dia de ontem, dez ocorrências de incêndios em vários pontos da capital. De acordo com os bombeiros, os incêndios concentram-se em todas as zonas das cidades e a maioria dos focos são causadas por queimadas clandestinas. Nos primeiros seis dias do mês de outubro, foram registradas 85 ocorrências.
Os focos de incêndio ocorreram nos bairros São Jorge, Crespo, Tarumã, João Paulo, Jorge Teixeira e Nova Cidade. Nesse momento, os bombeiros ainda atendem um foco de queimada no conjunto Cidadão 9, na zona leste da capital.
O Corpo de Bombeiros informou que a maioria das queimadas acontece em áreas verdes localizadas em terrenos baldios. As chamadas são atendidas por equipes compostas de cinco homens que, segundo a corporação, trabalharam ininterruptamente nesta terça-feira.
A poluição causada pelas queimadas na capital causa uma nuvem de fumaça que encobre o céu da cidade durante todas as manhãs. Algumas pessoas já sentem o resultado da poluição e apresentam problemas respiratórios. Além disso, a falta de visibilidade atrapalha a condução de motoristas no trânsito e a rotina dos voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi alterada.

Força-tarefa

De acordo com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), uma força tarefa tenta combater os focos de queimadas que ocorrem nos municípios do entorno de Manaus.
A secretária da SDS, Nádia Ferreira, afirmou que a cobertura de fumaça em Manaus é resultado de um conjunto de fatores climáticos aliados a ação humana.
- A partir de consultas em órgãos como o Sipam, o INPE e INPA, atualmente sabemos que o ocorrido hoje é fruto de um somatório de fenômenos climáticos, como: período seco, altas temperaturas, baixa precipitação pluviométrica, inversão térmica. Somando tudo, favorece as queimadas naturais, fenômenos que não temos controle. A queimada proposital é crime e leva à cadeia, com pena de três anos de reclusão e multa-, destacou a secretária.
A secretária alertou ainda para que os moradores de Manaus não façam queimadas, desde a simples queima de lixo e folhas do quintal até queimadas maiores.
Representantes da SDS e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) realizaram um sobrevôo nesta terça-feira pelos municípios do entorno de Manaus para mapear áreas com queimadas e realizar uma fiscalização nas áreas afetadas.

Parceria

O Governo do Amazonas por intermédio da SDS já havia iniciado uma ação estratégica para fortalecer o combate ao desmatamento no Estado, no mês de setembro.
Fazem parte do termo que institui a força tarefa o Exército Brasileiro, o Ibama, o Incra, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Chico Mendes. Na esfera estadual participam a Secretaria de Segurança, por meio de seu batalhão de policiamento ambiental, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Fazenda do Amazonas e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), juntamente com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), por meio do sistema SDS.(P.Amazonia e SDS)

Nenhum comentário: