Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PARINTINS REALIZA SEMANA AGROECOLÓGICA


Parintins AM - Começou ontem no espaço do Centro de Treinamento dom Arcângelo Cerqua, antiga Olaria, a 2ª Semana de Agroecologia promovida pela Universidade Estadual do Amazonas. É um momento muito importante porque os debates vão subsidiar a Carta de Parintins. Quem abriu a Semana foi a reitora da UEA e membro da Academia Parintinense de Letras, Marilene Correia.
O curso de Agroecologia, em meio a tantos oferecidos pela Universidade, é um dos que atende a realidade do município voltada para a Pecuária e Agricultura. Além da Reitora, estarão ministrando palestra representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério Público Federal.
O evento tem como realizadores a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governos do Estado do Amazonas e Governo Federal. Programações do mesmo tipo acontecem simultaneamente em Porto Alegre (RS), Piracicaba (SP), Brasília (DF) e Recife (PE).

Experiencias

De acordo com um dos realizadores do seminário, o pesquisador da Embrapa Nestor Lourenço, a programação objetiva selecionar duas experiências dos estados participantes Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, para serem apresentadas no Congresso Brasileiro e Latino Americano de Agroecologia, em Curitiba (PR), de 9 a 12 de novembro.
Nestor explicou que as experiências da universidade e dos produtores rurais serão apresentadas e discutidas dentro do seminário, levadas para divulgação na internet e posteriormente em um livro.
Dentro da programação, ocorrerá também a 2ª Feira de Saberes e Sabores, na Praça Cristo Redentor. Na ocasião, serão exibidas diversas iguarias da região e, junto com elas, os conhecimentos que envolvem seu preparo. (Tadeu de Souza)

Nenhum comentário: