Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A BRUXA ESTÁ SOLTA - *Osny Araújo


A bruxa da cassação da Justiça Eleitoral está solta e fazendo miséria pelo Brasil a fora, correndo atrás de políticos desonestos, que cometerem crimes eleitorais na campanha passada.

Num passado recente, esses cassações, quando ocorriam. Isso mesmo, quando ocorriam, era em fim de mandato, mas agora, a coisa está andando com mais celeridade e os culpados punidos em tempo hábil, como temos observado através da mídia.

Isso significa dizer, que a partir das próximas eleições, os políticos candidatos, deverão ser mais éticos e praticar minimamente a honestidade, para que a competição eleitoral seja feita em igualdade de condições e não se prevalecendo de meios ilícitos para conquistas votos. Cuidado, como se vê a Justiça Eleitoral está de olho.

No Amazonas, cerca de quatro ou cinco prefeitos, não sei bem, já foram cassados e outros estão na mira da Justiça Eleitoral, inclusive de municípios importantes, como Manaus, Parintins e Manacapuru, além de vereadores, o que está deixando essa turma de barba de molho e com insônia nas noites quentes do Amazonas.

Acho interessante, como cidadão, que isso aconteça. É preciso que os políticos tratem à política com mais seriedade e a sociedade com o devido respeito que merece. Vencer eleições com métodos escusos, não é legal.

No passado fui um crítico severo da morosidade da Justiça Eleitoral nas questões dos processos de cassações. Agora, estou elogiando a sua presteza, a celeridade das suas ações e a punição em tempo recorde dos culpados, considerando que em apenas dez meses, vários prefeitos eleitos utilizando subterfúgios já perderam os mandatos e direitos políticos e outros, certamente terão o mesmo destino.

Não. Não se trata de perseguição política. Trata-se simplesmente de Justiça,do cumprimento da Lei, tanto é que a ação da bruxa caçadora de políticos corruptos, não acontece apenas no Estado do Amazonas.

Ela anda percorrendo o País e tem feito várias vitimas, nas diferentes regiões, fato que representa um grande avanço no processo político-eleitoral brasileiro, especialmente em termos de Justiça e isso é muito bom para a democracia.

Na sua sanha de promover e distribuir Justiça, a bruxa chegou à capital paulista e de uma cajadada só, cassou treze dos cinqüenta e cinco vereadores da capital paulista. Certamente um recorde difícil de ser batido.

Tenho consciência de que nem todos os acusados de falcatruas nas eleições passadas serão cassados, mas, o que está acontecendo, pode ser visto como um bom começo e naturalmente, vai inibir a prática de atos ilegais nos próximos pleitos, caso contrário, a bruxa entrará em ação.

Não sou adepto de cassação de mandatos políticos apenas pelo fato de cassar. O que não posso concordar é com comportamentos antiéticos e ilegais para conquistar votos e conseqüentemente postos eletivos. Isso é crime e se é crime, precisa haver punição, até para que essa prática imoral possa em curto prazo ser inibida e quem mais sabe, mais tarde, extirpada da nossa história política.

Aos poucos as coisas vão mudando em nosso País. Já temos assistido a prisão de juízes, promotores, grandes e influentes empresários, inclusive banqueiros, o que demonstra que o Brasil está buscando novos caminhos, rumo a um futuro mais promissor, com mais dignidade, menos corrupção, mais respeito à sociedade e a Justiça temida, pois cabe a ela a aplicação da lei, para que o Brasil não continue no concerto das nações visto como o País da impunidade.

Nesse campo, muitas coisas ainda precisão ser feitas e ajustadas, mas, a determinação da Justiça Eleitoral, com esse elenco de cassações de políticos corruptos, pode ser vista sim, com o primeiro grande passo para que as coisas realmente aconteçam no Brasil e a impunidade, possa começar a ter os seus dias contados em nossa história.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: