Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CONFIRMADO: WALLACE SOUZA ESTÁ PRESO NO PURAQUEQUARA


Manaus- O deputado cassado Wallace Souza (PP), foragido desde a última segunda-feira (5), se entregou na manhã de hoje (9), por volta das 5h30, para a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), localizada no Centro de Manaus. Wallace Souza, cassado pela Assembléia Legislativa do Amazonas na última sexta-feira (1º), é acusado pelo Ministério Público do Estado (MPE) pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, coação de testemunhas, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.
O ex-parlamentar chegou à sede da Sejus, acompanhado pelo advogado dele, Francisco Balieiro e de familiares, entre eles, o vereador Fausto Souza (PRTB). Ele se apresentou ao secretário de Justiça Lélio Lauria e, após assinar termo de entrega à Justiça, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), para fazer exame de corpo delito.

Sem algemas

Forte esquema de segurança foi montado pelo ‘Grupo Fera’, da Polícia Civil, para garantir a segurança de Wallace. Houve tumulto em frente ao IML em Manaus. Uma multidão de pessoas e profissionais da imprensa aglomeraram-se para a chegada do ex-parlamentar. Ele foi escoltado por policias até a sala de exames, onde ficou por cerca de dez minutos.
O delegado Geral da Polícia Civil, Mauro César Nunes, ao ser questionado sobre a ausência das algemas no ex-parlamentar, declarou que a medida não compete a ele e

Sim a Justiça.

Após o exame no IML, Wallace foi levado para a Unidade Prisional do Puraquequara, na zona Leste da cidade, acompanhado por um comboio com mais de dez viaturas da Polícia, que chegou ao presídio por volta das 9h.
De acordo o secretário de Justiça Lélio Lauria, Wallace Souza ficará em uma ala de isolamento por um período de 15 dias. No local estão 22 presos condenados pela Justiça. O secretário explicou que ex-deputado não terá nenhum tipo de regalia e será tratado como todos os outros presos da unidade.

Transferência

Lélio informou que caso seja constatada uma ‘suposta falta de segurança na Unidade do Puraquequara, ou ameaça de rebelião dos detentos’, Wallace poderá ser transferido para um presídio federal. Entre as opções apontadas pelo secretário estão os presídio de Campo Grande (MS), Catanduva (SP), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Ele disse ainda que essa decisão só poderá ser avaliada pela Justiça Federal.
- O pedido de transferência de Wallace precisa ser justificado a Justiça Federal . Só um juiz federal pode avaliar a situação. Enquanto isso, o poder judiciário local vai avaliar os primeiros dias em que ele ficará preso”, disse.
Familiares e a defesa do ex-parlamentar temem pela integridade física de Wallace. Muitos dos detentos da Unidade Prisional do Puraquequara, para onde o ex-parlamentar foi levado, foram presos com a ajuda do programa de televisão “Canal Livre”, apresentado por ele e pelo vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza (PP). No programa, ambos denunciavam a prática de crimes no Estado.
Na tarde de ontem (8), familiares de Wallace estiveram na Sejus e fizeram algumas exigências ao secretário Lélio Lauria, para que ele pudesse se entregar.
De acordo com as últimas informações, Wallace Souza estava escondido em uma casa no Conjunto Xangrilá, bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.

Nenhum comentário: