Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A CAMPANHA ESTÁ NAS RUAS - *Osny Araújo


Em ano pré-eleitoral tudo é motivo para que os políticos, pré-candidatos, se esforcem para estar em vários lugares, locais que só conheciam, por ouvi dizer e vagas informações, mas hoje, chegam por lá, com a história do município, da cidade ou mesmo do lugarejo na ponta da língua e os nomes completos das pessoas importantes e lideranças locais. Tudo para impressionar o pobre eleitor.
Tenho viajado muito pelo interior do Amazonas e encontrado com vários políticos. Promovem reuniões com lideranças, discutem os problemas dos municípios e fazem um monte de promessas. Coisas de político e que conhecemos muito bem. Tudo em busca do voto, se eleitos, só voltarão a aparecer num outro ano pré-eleitoral.
Nas festas tradicionais dos municípios, os políticos provocam engarrafamentos, mas esse fato, não ocorre apenas por aqui, pelas barrancas das nossas cidades interioranas. Os considerados políticos de ponta, também utilizam o mesmo artifício na caça aos votos, em grandes centros urbanos e políticos do País.
Agora mesmo, no famoso círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, sem nenhuma dúvida a maior manifestação religiosa do norte brasileiro, por lá estavam os políticos interessados nos votos dos paraenses e dos brasileiros que foram prestar a sua homenagem a Virgem de Nazaré.
Lá em Belém, o cordão dos romeiros políticos foi puxado pela ministra Dilma Roussef, pré-candidato do PT a presidência da República, onde além de propagar a sua fé, como a mais ardorosa e nova devota de Nossa Senhora de Nazaré, aproveitou a oportunidade para encontros políticos, objetivando alicerçar a sua candidatura à sucessão do presidente Lula, em 2010.
Não sei se esse velho expediente ainda utilizado pelos políticos nos dias de hoje, surtem os efeitos do passado. Entendo que não. Ainda existem os eleitores que caem nessas conversas e visitas interesseiras, mas a grande maioria do povo brasileiro, felizmente e com as bênçãos da Virgem de Nazaré, está mais politizada, graças à velocidade com a qual a informação chega hoje com facilidade a todos os locais do mundo.
Ontem, foi à festa do Círio de Nazaré, em junho, aqui no Amazonas, será o Festival Folclórico de Parintins e por lá, certamente veremos políticos com as cores de Caprichoso e Garantido, trocando de lado a cada apresentação e no final, todos darão uma de “garanchoso”, este sim, o boi dos políticos, ou seja, de quem não tem convicção e só faz as coisas por interesse.
È bom lembrar, que estamos apenas no início de uma campanha eleitoral que certamente será das mais acirradas, quer no âmbito estadual.
A luta será grande, a batalha acirrada e no centro de todas as atenções, estará o eleitor, por isso, deve tomar muito cuidado para não se deixar iludir por falácias e falsas promessas.
Claro que os políticos têm todo o direito de promover suas campanhas, só que e o eleitor, também têm o direito de ouvi-los e analisa-los e votar nos melhores candidatos. Aqueles que tiveram propostas mais coerentes com a realidade e que possam trazer benefícios para a sociedade como um todo.
Para os políticos é tempo de pre-campanha e para o eleitor, é o momento de prestar muita atenção nos atos dos que tem mandato e querem continuar e nos novos que querem entrar, para que o voto possa ser exercido com liberdade e responsabilidade. O que o eleitor não deve fazer é ficar alheio ao processo. É preciso participar, a final, em tempo de eleição, todo mundo é igual, uma vez que o voto ainda tem o mesmo peso para pobres e ricos, doutores ou não. A arma do voto, felizmente é a mesma e com o mesmo poder, por isso, é preciso saber utiliza-la.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: