Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CÚPULA DISCUTE POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL NA AMAZÔNIA


Manaus - A Cúpula Amazônica dos Governos Locais segue no segundo dia de debates sobre as questões climáticas e preservação na região Amazônica. Os tipos de ações sustentáveis aplicáveis às cidades que compõem a Amazônia Legal (nacional e internacional) foram o foco das discussões de hoje (09), entre os prefeitos dos municípios do Amazonas, Equador e o governador do Amazonas, Eduardo Braga.
Os gestores que participaram do evento discutiram alternativas e projetos desenvolvidos nas áreas de meio-ambiente, educação e responsabilidade socioambiental. O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes ressaltou que o encontro das autoridades é um passo importante para o início de uma nova era, voltada para as cidades de toda a Amazônia.
- A Cúpula nasce voltada para o domínio da sustentabilidade e do debate e pesquisa ambiental-, afirmou o prefeito Amazonino Mendes.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, destacou a importância do evento e as obras iniciadas pelo executivo municipal. Ele citou a construção do Centro Cultural dos Povos da Amazônia e a Universidade do Estado do Amazonas.
- As obras são dois importantes pólos disseminadores de cultura e formadores de capital intelectual para o Amazonas-, destacou Braga.
Além do governador e dos administradores locais, estiveram presentes no evento o secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a diretora do ICLEI, Laura Valente, o consultor ambiental da Argentina Carlos Avlstein e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra.

Fórum Permanente

As autoridades presentes no evento também anunciaram, nesta quinta-feira, que as instituições municipalistas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) deram autorização para que a Cúpula Amazônica de Governos Locais se transforme em um fórum de discussão permanente.
O objetivo da criação do fórum é reunir os mais de dois mil prefeitos de cidades da Amazônia para debater as intervenções ecológicas e as mudanças climáticas da floresta Amazônica e os impactos causados nas comunidades de cada município.
A criação do Fórum Permanente de Governos Locais da Amazônia deverá ser homologada até amanhã (09), durante a aprovação da Carta de Manaus. O documento com as sugestões de alternativas de implementação de políticas sociais e ambientais nos municípios da região Amazônica será encaminhado à Conferência das Partes (COP-15), em Copenhague.
A Cúpula Amazônica é promovida pela Prefeitura, Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação Amazonense de Municípios.
O governador Eduardo Braga afirmou que a realização da Cúpula Amazônica fez com que o País compreendesse que a floresta amazônica não é um passivo ambiental e sim um ativo brasileiro.
- Essa é uma luta que tem origem no poder local e vai tão longe que faz com que o Brasil passe de liderado a líder-, enfatizou o governador.(Agecom).

Nenhum comentário: