Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Agronegócio:Transferência de Tecnologia- * Thomaz Meirelles


No último dia 21, a Embrapa promoveu o seminário “Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia – Proeta”. De acordo com o material disponibilizado pela assessoria de imprensa da Embrapa/Manaus, atualmente 26 produtos, processos e serviços estão à disposição dos empreendedores que queiram aproveitar as oportunidades. As tecnologias selecionadas podem atender a mercados de produtos alimentícios, de controle biológico de insetos, de equipamentos, de informática agropecuária, de tratamento e disposição de resíduos e de consultoria para prestação de serviços. O Proeta é operacionalizado por meio de convênios com incubadoras de empresas já estabelecidas, contando com uma rede de cerca de 30 incubadoras, em todo o país, que estão aptas a receber os empreendedores que quiserem abrir novas empresas com tecnologias da Embrapa. A incubação de agronegócios se constitui em um mecanismo que aproveita as oportunidades que a Embrapa está oferecendo e transforma conhecimentos em tecnologias, produtos e serviços que, incorporados ao processo produtivo, geram benefícios para o público envolvido e se constituem em inovações e oportunidade de negócios. As tecnologias disponibilizadas para incubação já estão validadas e o apoio em gestão empresarial será dado pelas incubadoras que é fundamental para que as novas empresas se fortaleçam e tenham sucesso no mercado. O Seminário vai esclarecer mais detalhadamente os procedimentos para partipação no Proeta.

Produção de hortaliças


A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus) realizou, entre 19 e 23 deste mês, o curso de Tecnologia de Produção de Hortaliças para agricultura familiar, destinado para multiplicadores da extensão rural do Estado. De acordo com a jornalista Maria José Tupinambá, assessora de imprensa da Embrapa, da o curso foi ministrado por pesquisadores analistas da Embrapa Hortaliças, além de agrônomos da Emater-DF. A programação abrange desde aspectos gerais do agronegócio de hortaliças no Brasil, até temas como produção integrada e alimentos seguros, passando por produção de mudas, manejo de solo, e agricultura orgânica. Tomate, pimentão e pepino terão destaque especial no evento. O curso faz parte do termo de cooperação entre o MDA e a Embrapa para a disponibilização de tecnologias apropriadas à agricultura familiar dentro do programa Mais Alimento. A Embrapa Hortaliças irá realizar até o fim do ano mais três eventos com o mesmo tema em Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco, atendendo todas as regiões do País. Participarão do curso em Manaus, 21 técnicos do Idam que atuam na extensão rural, e cinco técnicos da Embrapa.


Feira Orgânica da SFA/AM

Meus amigos e colegas Neuza, André e Klerysson encaminharam material relatando alguns detalhes da excelente iniciativa de promover a comercialização de produtos orgânicos, ou seja, de alimentos saudáveis no Amazonas. A feira é realizada nas primeiras e terceiras sexta-feiras do mês. Ovos, verduras, frutas e flores são alguns dos produtos que poderão ser encontrados, das 16 h às 19h30min. O fiscal federal agropecuário, André Levy, um dos responsáveis pela organização da feira, afirma que a iniciativa contribui para que os agricultores locais possam oferecer à população produtos de qualidade por menor preço. A Sexta Orgânica é uma parceria da SFA/AM, Sebrae, Agência de Desenvolvimento Sustentável e do Idam. Parabenizo o amigo Edivar e equipe pela exemplar iniciativa.

Cadastramento de Organizações

Com a aprovação da Lei 11.947/2009, no mínimo 30% do valor destinado por meio do PNAE/FNDE/MEC, gestor dessa política, deverá ser utilizado na aquisição da produção agrícola familiar. As informações necessárias para tornar viável o cumprimento da legislação e inserir os produtos da agricultura familiar na alimentação escolar estão disponíveis no endereço eletrônico do MDA: www.mda.gov.br/alimentaçãoescolar. A página na internet disponibiliza uma ferramenta que permite o cadastramento das organizações da agricultura familiar. Este cadastro servirá como mapeamento e busca dessas organizações e instrumento para que gestores do PNAE nos estados, Distrito Federal e municípios possam conhecer a demanda de produção que poderá atender a compra local de produtos para a alimentação escolar.


*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: superbox@argo.com.br / thomaz.meirelles@hotmail.com

Nenhum comentário: