Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ANTONY AFIRMA QUE BATALHÃO DA PM NÃO É PRESÍDIO


Manaus- O juiz Mauro Antony,(foto) titular da 2ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute) declarou hoje (06) em entrevista ao Amazônia TV, que o ex-deputado Wallace Souza não deve gozar de privilégios no Batalhão da Polícia Militar (PM) na capital. O quartel da corporação já é ocupado pelo filho dele, Raphael Souza, e pelo ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro.
- Ele não tem direito a prisão especial. Meu posicionamento é que o quartel da PM não é presídio. Mesmo assim, vou condicionar o pedido da defesa de Wallace, para a permanência dele no Batalhão, a partir do cumprimento do mandado de prisão-, destacou o juiz.
Para o juiz, como Wallace é o acusado de chefiar uma organização criminosa na capital, a prisão seria a decisão mais cabível a ser tomada a partir de sua cassação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE).
- Decretei a prisão porque achava uma incoerência que os outros indiciados no processo estejam todos presos e o suposto mentor dos crimes continue solto. Entendi que era cabível a prisão temporária e agora a preventiva depois que ele perdeu o foro privilegiado de seu mandato da ALE-, enfatizou.

Pedido

O advogado de Wallace, Francisco Balieiro, entregou uma petição ao juiz, alegando que o estado de saúde de seu cliente é grave.
- O ex-parlamentar também correria risco de vida no Instituto Prisional Antônio Trindade (Ipat), pois sabemos que vários detentos que cumprem pena no local foram denunciados por Wallace no extinto programa de TV, "Canal Livre" -, afirmou Balieiro em entrevista à Rádio Amazonas FM.
Balieiro informou que não pretende apresentar seu cliente hoje. Segundo ele, Wallace ainda toma várias medicações a cada 3h e os atestados do Hospital Beneficente Portuguesa e do Hospital das Clínicas de São Paulo comprovam que o ex-deputado deveria cumprir licença médica.
O ex-parlamentar cassado está foragido da Justiça há mais de 48 h. Ele é procurado por cerca de 60 homens das Polícias Civil, Militar e Federal. Os policiais continuam monitorando o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, os portos e as estradas do Estado. A assessoria de Wallace e o advogado não sabem informar seu paradeiro.

Prisão

O juiz Mauro Antony disse que somente vai analisar o pedido da defesa caso a Polícia cumpra o mandado ou quando Wallace se apresentar. Mauro Antony decretou a prisão preventiva do ex-deputado nesta manhã. Ele expediu o mandado de prisão temporária contra Wallace Souza na última segunda-feira (05).
- A fuga do ex-parlamentar prejudica apenas a convergência da prisão temporária para a prisão preventiva. Com a prisão temporária, ele poderia ficar preso por 30 dias, prazo prorrogável por mais 30 dias. Com a preventiva, a prisão não tem validade -, afirmou.
O juiz da 2ª Vecute disse ainda que a fuga de Wallace Souza pode pesar na análise de um futuro pedido de Habeas Corpus da defesa. Com o HC, Wallace teria a chance de enfrentar o processo da Justiça em liberdade.
O ex-deputado responde a quatro processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM): coação de testemunhas, porte ilegal de armas, formação de quadrilha, tráfico de entorpecentes e homicídio.(P.Amazonia).

Nenhum comentário: