Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO MOSTRA O OLHAR DE CLAUDIA JATAHY SOBRE A AMAZÔNIA

Manaus - A repórter fotográfica Ana Claudia da Silva Jatahy, uma amazonense com o olhar focado para a natureza e as peculiaridades da Amazônia, inaugurou na Galeria Gaia, à rua Theomário Pinto da Costa, uma bela exposição de fotografia, denominada “Meu olhar sobre a Amazônia” onde a artista mostra todo o seu olhar e o seu enorme talento, com belas fotos, retratando a floresta, a fauna, os rios e a vida regional, num verdadeiro colírio para os olhos.
Com vinte e três anos de trabalho, com fotos nos mais importantes veículos de que começou a se afeiçoar as máquinas fotográficas aos 13 anos, vai clicando a Amazônia a seu modo, mostrando para o Brasil e para o mundo as nossas belezas, imortalizadas pelas suas lentes.
Apaixonada pela Amazônia. Claudoca (para os íntimos) se diz uma apaixonada pela Amazônia e nutre um amor infinito pela quente Manaus.
Simples, extrovertida e meio elétrica, Cláudia Jatahy, com mais de 50 mil fotos devidamente catalogadas, é uma figura humana extraordinária, fazendo da simplicidade e solidariedade, talvez as suas maiores qualidades como seu humano.
Com relação à somente agora ter partido para uma exposição, afirma: “Talvez tivesse um pouco de medo ou mesmo insegurança, mas venci essa parte e estou aqui com a exposição, mostrando um pouco do sei para o publico” - a firma a artista.
A exposição conta com aproximadamente 50 fotos, retrata a natureza e outras coisas da Amazônia, como as grandes enchentes e secas, belezas naturais como o famoso encontro das águas entre o Negro e o Solimões, que a artista mostra uma técnica aprimorada.
Altamente crítica de si mesma e impaciente, revela que adora aventura, por isso, não dispensa uma arriscada sessão de fotos aéreas. “Adoro aquela liberdade, protegida por cintos na cintura nas alturas para fotografar tudo o que parece está aos meus pés. É uma sensação maravilhosa. Aventureira por natureza, por isso, fotografia aérea é um dos meus fortes” – garante.
Impaciente, Claudia Jatahy coloca para o público uma exposição multidisciplinar, com variedades de cores, padrões e enfoques, transmitindo ao mesmo tempo beleza e fragilidade em fotos que mais parecem pinturas.
Para Ana Claudia Jatahy, a exposição aberta em Manaus, que ficará até o dia 20 de dezembro, representa apenas o inicio de uma série que pretende fazer pelo Brasil e pelo mundo, mostrando a sua arte e as belezas naturais da Amazônia. A próxima já está marcada. Acontecerá em 2010, em Nova York.
Todas as imagens que estão expostas na Galeria Gaia, poderão ser aquitridas em diferentes tamanhos. “Quero que as pessoas gtenham nas suas salas ou escritórios, fotografias feitas por mim, mostrando a versatilidade do meu trabalho, além de demonstrar a minha capacidade de ver a Amazônia e suas belezas a meu modo” diz convicta a artista.
Eternizando imagens de casamentos, batizados, formaturas, reuniões e tantos outros momentos marcantes da vida regional, Claudoca, essa irrequieta jovem, vaia se firmando a cada momento, como uma das mais importantes repórter-fotográfica do País e a prova disso, são os constantes chamamentos para cobrir a região para os grandes veículos da mídia nacional, o que demonstra que a sua sensibi8ldiade de olhar a região e a sua capacidade técnica e manusear uma máquina fotográfica, a transformam numa verdadeira artista do clic perfeito, onde os detalhes da imagem, na maioria das vezes falam mais que as próprias palavras.(Osny Araújo)

Nenhum comentário: