Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DILMA E SERRA EVITARAM
CONFRONTO NO ÚLTIMO DEBATE


Blog:Osny Araújo
O Amazonas assistiu ontem a noite com muito interesse o último debate das eleições deste ano (primeiro turno) entre os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Dilma Roussef, do PT, José  Serra, PSD, Maria Silva, PT e Plínio Arruda, Psol.
Ao contrário da expectativa gerada antes do encontro político, os  dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais sobre a sucessão presidencial, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), não se confrontaram diretamente no último debate antes do primeiro turno, promovido nessa quinta-feira pela TV Globo. Marina Silva, manteve o seu discurso de campanha com algumas ligeiras críticas ao Governo que ela pertenceu, como senadora eleita pelo Acre e ministra do Meio-Ambiente e Plínio Arruda, do Psol, que deu uma aula de como ser radical, pregou inclusive, o galote na dívida e fortes auditorias.
O tucano optou por criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, praticamente sem citar diretamente a adversária petista. Do outro lado, Dilma repetiu a estratégia de divulgar realizações da administração atual.
Já a terceira colocada nos levantamentos, Marina Silva (PV), apostou no ataque aos dois oponentes, mostrando-se como uma alternativa ao eleitor. O evento contou ainda com a participação de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que divulgou sua plataforma de governo e os políticos do seu partido.
Durante o segundo bloco, Dilma arrancou risos da plateia ao responder a uma acusação de Plínio de que o PT não divulga em seu site a origem do dinheiro arrecadado para as campanhas. “Gostaria de dizer que nós registramos todas as doações no Tribunal Superior Eleitoral”, declarou a petista. Em seguida, mostrou-se irritada com a reação e disse lamentar quem “tem outras práticas”.
Na terceira parte, questionado por Marina sobre suas propostas para a política habitacional, Serra prometeu dar ênfase a quatro questões: regularização da propriedade, dar preferência a quem ganha menos de três salários mínimos, urbanização de favelas e construção de vilas para idosos. A concorrente do PV disse que é preciso “parar de tratar as coisas como passe de mágica” e que não viu o oponente “fazer essas coisas quando foi prefeito e governador”.
Plínio afirmou que a petista não terá dinheiro para cumprir suas promessas em um eventual governo. “Você defende política igual à do Fernando Henrique Cardoso, de estabilidade e juros altos”, disse o socialista, defendendo o não pagamento da dívida externa, que chamou de “bolsa credor”.
No quarto e último bloco, após ser perguntado por Marina sobre o fato de seu partido ter se posicionado no passado contra o Bolsa Família, Serra afirmou que participou da criação de iniciativas anteriores que teriam originado o programa. O tucano reclamou ainda do fato de a candidata do PV já ter feito a questão em outro debate.
O ex-governador paulista subiu o tom após Marina ter declarado que ele e Dilma são “muito parecidos” e que “o brasileiro não quer o mundo azul do Serra nem o mundo cor de rosa da Dilma”. “Se eu fosse usar minha régua, diria que você tem muito mais em comum com a Dilma que qualquer outro aqui. Você estava no governo do mensalão e não saiu", disse o tucano.







Nenhum comentário: