Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Copa 2014
MINISTRO VISITA OBRAS DA ARENA E
CONFIRMA RECURSOS DO BNDES
Portal Amazônia/Joyce Karoline
Manaus  – O ministro dos Esportes, Orlando Silva, visitou ontem a tarde, as obras da Arena Amazônia que sediará a Copa do Mundo 2014 nos jogos a serem realizados em Manaus. Durante o encontro com jornalistas, ele confirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social ( BNDES) liberou na última quinta-feira ( 28 ) a verba restante para a construção do estádio. Serão R$ 400 milhões de empréstimo para a construção, sobre responsabilidade da empresa Andrade Gutierrez, vencedora da licitação.
Copa das Confederações
Segundo Orlando Silva, a Arena da Amazônia é um dos estádios cujas obras estão avançadas. Para ele Manaus tem grande chance de sediar a Copa das Confederações de 2013, caso acelere o cronograma de ações.
“Eu fiquei impressionado e feliz com o andamento das obras. O marketing esportivo aliado à sustentabilidade ambiental no Amazonas possui valor simbólico, porque o clima do estado é favorável a isso. O cronograma das obras vai até 2013, mas se nos anteciparmos eu serei um grande aliado para colocar o Amazonas na Copa das Confederações", explicou o ministro.
O secretário de Estado e Planejamento Marcelo Lima disse que o anúncio da aprovação do empréstimo pelo BNDS na última terça-feira deixa a cidade numa situação confortável.
“Nos traz muita alegria a visita do ministro a Manaus. Vamos entrar neste desafio que ele nos deixou de antecipar as obras até 2012 para realizarmos a Copa das Confederações. Com a aprovação do BNDES ao financiamento, avançaremos com as obras", disse Marcelo.
Parra o ministro dos esportes, Manaus está em um estágio satisfatório. Muitas cidades, segundo ele, enfrentam problemas em hotelaria e aeroportos. “A Infraero precisa ampliar a capacidade dos aeroportos com a chegada da Copa do Mundo. No período de 2009 até neste mês de setembro, houve um aumento de 20% nos embarques. Manaus é uma cidade que poderá atrair 600 mil turistas".
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) Júlio César Soares, explicou que Manaus cumpre um calendário para a conclusão das obras . Segundo ele, desde 2009 a cidade é candidata a sediar a Copa das Confederações.
De acordo com a construtora Andrade Gutierrez, os serviços de terraplenagem devem ser concluídos até dezembro deste ano. Desde o início das obras, os operários se dedicam à demolição do antigo estádio, retirando o material como cadeiras, refletores, telhas , louças e concreto. Muito desse material será reaproveitado em outras obras na capital.
Orlando Silva destacou a melhoria da infraestrutura da cidade de Manaus que virá a partir de ações exigidas para a realização da Copa de 2014. Ele disse que a cidade poderá ganhar em termos de qualidade de vida oferecida a seus habitantes citando o monotrilho como exemplo de um dos avanços que podem ser conquistados.
A construção da Arena da Amazônia está orçada em quase R$ 500 milhões e deverá comportar 44,3 mil pessoas. O prazo de conclusão da obra é de 36 meses, segundo exigências da Fifa . O complexo esportivo obedece a modernos conceitos de arquitetura sustentável e rigorosas exigências ambientais.




Nenhum comentário: