Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Amazonas
Omar garante vitória no primeiro turno

Portal Amazônia -foto: Florêncio Mesquita

Manaus – O governador Omar Aziz (PMN) foi reeleito no primeiro turno das eleições 2010 para o Governo do Amazonas. Com mais de 90% dos votos apurados, o candidato da Coligação “Avança Amazonas” garante a vitória com 63% das intenções de voto, contra apenas 25% do segundo colocado, Alfredo Nascimento (PR). Na manhã deste domingo (3), quando votou, Omar já afirmava não acreditar em um segundo turno no Estado.
Omar Aziz recebeu o resultado das eleições no Comitê da Coligação, no bairro Aleixo, zona Centro-sul de Manaus. Ele convocou a imprensa para uma coletiva, onde falou como governador eleito. O candidato disse estar feliz com a estatística, mas destacou a grande responsabilidade da vitória. "São mais de 400 mil votos à frente do segundo candidato. Essa é uma marca histórica no Estado", comentou.
Em discurso, o governador agradeceu os votos dos eleitores e o apoio de Eduardo Braga e Vanessa Grazziottin. Ele voltou a reforçar o objetivo do governo, que será dar continuidade aos atuais projetos e programas sociais. Quando perguntado sobre o secretariado, Omar Aziz disse que ainda é cedo para discutir o assunto.
Durante a coletiva, Omar recebeu uma ligação no celular. A chamada seria da candidata à presidência, Dilma Rousseff (PT), parabenizando-o pela vitória. Omar deve seguir nesta segunda-feira (4) para Brasília, onde ele e a pestista discutirão apoio no segundo turno presidencial.
A vitória é comemorada no Comitê da Coligação, onde centenas de pessoas estão reunidas. Um palco foi montado no local. Mais de 40 ritmistas da bateria do Grêmio Recreativo da Aparecida tocam no local. Telões mostram a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voto a voto, enquanto o resultado final ainda não é divulgado.
Pesquisas
O candidato se mostrava à frente das pesquisas de intenções de voto desde as primeiras estimativas. Na pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Amazônica no último dia 23 de junho, Omar já tinha 51% das intenções de voto, 15% a frente de Alfredo Nascimento.
Em julho, o candidato ainda liderava a pesquisa com 49%. Omar voltou a crescer em agosto, aparecendo na estimativa do Ibope com 53% das intenções de voto. No mês seguinte, setembro, ele permaneceu com a mesmo porcentagem das intenções.
A Pesquisa Ibope divulgada ontem (2) pela Rede Amazônica, mostrou mais uma vez a larga liderança de Omar. Ele apareceu com 58% dos votos totais, contra 32% de Alfredo Nascimento.
Histórico
Omar José Abdel Aziz, tem 52 anos, nasceu em Garça, interior de São Paulo. Desde 1971 reside em Manaus. É casado com Nejmi Jomaa Abdel Aziz e pai de quatro filhos. Formado em engenharia pela Universidade Federal do Amazonas, já ocupou o cargo de vereador na capital e deputado estadual do Amazonas, na década de 1990.
Em 1996, Omar foi eleito vice-prefeito de Manaus. Em 2002, nomeado vice-governador e reeleito em 2006. Licenciou-se do cargo em 2008 para se candidatar a prefeito de Manaus pela Prefeitura Municipal de Manaus, mas não chegou ao segundo turno. Em março deste ano assumiu o Governo do Estado do Amazonas, após a saída de Eduardo Braga para concorrer ao Senado Federal.





Nenhum comentário: