Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Semana do meio ambiente"
é aberta nesta segunda

Manaus - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá início na segunda-feira (31), a partir das 9h, às comemorações da Semana do Meio Ambiente, que se estenderá até o dia 5 de junho. Com a campanha, escolas poderão participar do concurso “Boas Práticas de Educação Ambiental”.
Durante o período, todas as escolas estaduais do Amazonas devem desenvolver palestras, oficinas, apresentações culturais, entre outras atividades baseadas na temática.
A abertura da programação da semana será realizada no auditório Eulálio Chaves, no Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contará com a participação de 600 pessoas, entre gestores, professores e alunos.
Na ocasião, a diretora da divisão de formação de recursos em educação ambiental da Ufam, Maria Simão, ministrará a palestra “Educação ambiental: diversidade de olhares, pluralidade de fazeres.
Este ano, a semana tem como tema “Educadores Ambientais em Ação”, enfocando o envolvimento direto do professor no processo de conscientização ambiental da população. A Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída em 1981 e todo ano aborda uma temática diferente dentro do tema maior que é o Meio Ambiente.
A programação da semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria, segue no dia 1º de junho com a transmissão da paletra da diretora da divisão de formação de recursos em educação ambiental da Ufam para 30 mil alunos da rede estadual de municípios do interior do estado através do Centro de Mídias da Educação.
No dia 2 de junho, a Seduc promove a culminância da semana com a promoção de atividades como oficinas, palestras e caminhadas em todas as escolas da rede estadual do Amazonas.
O ano de 2010 se destaca como ano Internacional da Biodiversidade, e o Amazonas é detentor de riquezas na fauna e flora, ameaçadas freqüentemente pelo crescimento econômico. A educação ambiental é trabalhada em todas as instituições de ensino como tema transversal, atuando como instrumento de reformulação de comportamentos e valores através da participação e debate junto aos estudantes.
Programação
É um Programa de Ação para o desenvolvimento e uso adequado de recursos naturais, sendo um instrumento de planejamento integrado de políticas públicas. A Seduc realizou a primeira etapa da implantação oficial da Agenda 21 Escolar em 60 escolas de todas as zonas administrativas da capital através das seguintes etapas: Mobilização dos professores, alunos e comunidade; Elaboração do diagnóstico participativo; Elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.
Concurso Boas Práticas de Educação Ambiental
A Seduc lançou em março de 2010 o Concurso “Boas Práticas de Educação Ambiental” com o intuito de divulgar os projetos realizados nas escolas estaduais e estimular a execução de projetos interdisciplinares, enfocando a fauna, flora e população amazônica, e políticas urbanas e seus desafios.
O concurso é estendido em todo o Estado do Amazonas e é dividido em três categorias: Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA; Ensino especial.
Programação - Semana do Meio Ambiente
31/05
Abertura - palestra - Auditório Eulálio Chaves - UFAM - 9h
01/05
Palestra interior - Centro de Mídias – Seduc (Manaus) - 15h
02/05
Culminância - Todas as escolas estaduais - Todo o dia (AL)



Nenhum comentário: