Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Municípios do Amazonas receberão
Unidades de Produção de Alevinos


Manaus – Sete Unidades Municipais de Produção de Alevinos (UMPA) serão inauguradas até o final de junho nos municípios de Coari, Caapiranga, Apuí, Manicoré, Novo Airão e Codajás, todos no interior do Amazonas. Cada unidade está equipada com quatro tanques de 600 metros quadrados para transformação de pós-larvas em alevinos da espécie tambaqui.
Em um ano, cada UMPA vai gerar 480 mil alevinos de tambaqui durante quatro ciclos produtivos. A expectativa é que as sete Unidades beneficiem diretamente 250 famílias de piscicultores e indiretamente 1225 pessoas.
As UMPAs incrementarão 1920% na produção de alevinos em Novo Airão; 3840% em Codajás; 7680% em Coari, 9000% em Caapiranga; 1536% em Apuí e 2400% em Manicoré, trazendo grande avanço na economia local de cada município. Nos mesmos moldes, por exemplo, o aproveitamento de alevinos na UMPA/Manaus construída no Parque de Exposições Agropecuárias é de 1613,4%.
As pós-larvas de tambaqui, estocadas na unidade, são do Centro de Tecnologia e Treinamento em Produção de Aquicultura, localizada em Balbina, a principal produtora de alevinos do Governo do Estado. A produção média de pescado por município será de 178 toneladas e os piscicultores irão gerar uma renda bruta de R$ 892.857,00 dentro do município.
Os pequenos produtores serão acompanhados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), além dos engenheiros de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), órgão vinculado a Sepror, que auxiliará os municípios na gestão destas Unidades.




















Nenhum comentário: