Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

MPE vai investigar superlotação
Pronto Socorro Joãozinho


Manaus  - O Ministério Público do Estado (MPE) confirmou a superlotação no Pronto Socorro Joãozinho, na zona Leste de Manaus. Ontem (20), sete crianças em situação mais grave foram transferidas da unidade para hospitais particulares de Manaus.
A transferência foi acompanhada pelo promotor da 57ª Promotoria de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Mirtil Fernandes. Segundo ele, o Pronto Socorro não é o local adequado para internações de crianças em estado grave. Fernandes afirmou também que já havia detectado o excesso de internações na unidade.
A unidade possui que tem 93 leitos, mas ontem o Pronto Socorro atendia 131 crianças, segundo o promotor. Durante visita ontem à tarde ao PS Joãozinho, Fernandes encontrou 38 crianças sendo medicadas no corredor, 28 sentadas e dez em macas.
O promotor comunicou que o MPE vai convocar para uma audiência os secretários de saúde do Estado e do Município para cobrar dos gestores medidas para acabar com a superlotação no hospital. Para ele, o Estado precisa construir outras unidades de atendimento infantil ou aumentar o número de leitos no "Joaozinho". Já o Município, segundo o promotor, deve aumentar a cobertura ao atendimento básico.
A assessoria da Prefeitura Municipal informou que sete unidades básicas de sáude funcionam 24 horas para atendimento de urgência e que a competência do atendimento de alta complexidade de acordo com o Ministério da Saúde é do estado.
A Susam informou que a transferência das crianças foi solicitada pelo secretário de Estado de Saúde, Agnaldo Costa, e que devido ao período sazonal (em que ocorre aumento nos casos de doenças respiratórias) e reforma no hospital infantil, a unidade estaria superlotado. (AL)





Nenhum comentário: