Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Acidente de trem na China provoca 19 mortes


Xangai, China - Um trem de passageiros descarrilou no sudeste da China, na madrugada deste domingo, causando a morte de 19 pessoas deixando 71 feridos.
O trem se chocou contra sujeira e destroços deixados nos trilhos por um deslizamento de terra, em uma área montanhosa da província de Jiangxi, informou o Ministério das Ferrovias.
O trem seguia de Xangai para a área turística de Guilin.
Nos últimos dias, Jiangxi foi atingida por fortes chuvas, que causaram deslizamentos e enchentes em algumas fazendas.
As autoridades abriram uma investigação para determinar as causas do acidente e há informações de que o governador da província, Wu Xinxiong, esteve no local para acompanhar as operações de resgate.
Equipamento pesado
A locomotiva e oito dos 17 vagões parecem ter virado no acidente, perto da cidade de Fuzhou.
Cerca de 2.000 pessoas, entre elas bombeiros, policiais e soldados, passaram a noite trabalhando para tentar liberar os passageiros e retirar os corpos do local, usando equipamento pesado para cortar as ferragens, informou a agência estatal chinesa Xinhua.
As autoridades não sabem quantos passageiros havia no trem na hora do acidente.
Mais de 280 pessoas foram retiradas do trem e 53 foram liberadas das ferragens até às 9h00 am, hora local, deste domingo.
Um oficial da polícia ferroviária disse à Xinhua que cada vagão tinha 118 assentos e quatro desses vagões ficaram "seriamente danificados".
Segundo a agência, um sobrevivente disse que a ocupação de seu vagão era de menos da metade.
O presidente Hu Jintao pediu às autoridades ferroviárias que reabram as linhas assim que possível. A expectativa é de que elas estejam em pleno funcionamento na segunda pela manhã.
Cerca de 8.000 metros cúbicos de lama e pedras foram retirados dos trilhos
Mais de 4.000 moradores da área tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes.BBC Brasil




Nenhum comentário: