Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

COMER JARAQUI FAZ BEM AO CORAÇÃO
E  AINDA AJUDA NO CRESCIMENTO

Manaus “Quem come jaraqui, não sai mais daqui”. Além desse jargão amazonense, em homenagem ao peixe mais tradicional e popular do Amazonas, o jaraqui, espécie abundante na região, parece mesmo que está em alta e aos poucos a sua enorme popularidade vai ganhando aspectos de nobreza.
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Rogério Souza de Jesus, se debruçou sob a espécie e produziu um belo trabalho científico, mostrando todas as propriedades do nosso jaraqui, que além de alimentar, ajuda na saúde de que o consome.
Quem come jaraqui, segundo o pesquisador, está se prevenindo contra várias doenças, como as do coração e ainda auxilia no crescimento do desenvolvimento humano.
O pesquisador afirma que essa espécie é um alimento de alto valor nutritivo, devido ao seu elevado potencial de aminoácidos e sais minerais.
A pesquisa de Rogério de Jesus foi desenvolvida sobre várias espécies de peixes amazônicos com baixo custo comercial, desenvolvida em sua tese de doutorado intitulada Características Nutricionais de Peixes da Amazônia, desmistificando uma antiga tese de que os ácidos graxos benéficos estão presentes apenas em espécies magras marinhas e de águas frias.
Segundo a tese do pesquisador, “o jaraqui que é uma espécie típica da água doce equatorial, possui uma quantidade razoável desses elementos, apesar de ser um peixe semigordo”.
Esse trabalho acadêmico abriu as portas para que o jaraqui passasse a integrar os alimentos essenciais utilizados pela Secretaria de Educação do Estado no Programa de Regionalização da Merenda Escolar.
O pesquisador, explicou, por exemplo, que o picadinho do jaraqui servido na merenda escolar, contribuiu para a evolução corpórea dos alunos, considerando que existe o cálcio em boa quantidade nas espinhas que são trituradas para a produção do picadinho.
A espécie, a preço popular, é facilmente encontrada em todas as feiras, mercados e supermercados e restaurante, com uma grande variedade de pratos, como caldeirada, frito, a escabeche, assado de brasa, picadinho e tantos outros inventados, como por exemplo, o jaraqui ao tucupi.

Nenhum comentário: