Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Regularização de barcos para
festival  de Parintins até o dia 25

Manaus - Os proprietários de embarcações que pretendem transportar passageiros para o Festival de Parintins, que acontece no período de 25 a 27 de junho deste ano, têm até o dia 25 de junho para se regularizarem junto à Capitania dos Portos em Manaus e receberem o ‘passe’, documento de liberação para navegar.
Segundo o capitão de mar-e-guerra da Capitania dos Portos, Odilon Leite de Andrade Neto, o documento será entregue ao proprietário da embarcação logo após a vistoria que será feita nas três barreiras que estarão localizadas em Manaus, Itacoatiara e Parintins.
“Como acontece todos os anos, a vistoria prevê a fiscalização de equipamentos de salvatagem como coletes salva-vidas, instalação elétrica, extintores de incêndio, se a tripulação está habilitada, capacidade da embarcação, entre outros”, explicou.
A Capitania dos Portos informou que, para receber o ‘passe’, os donos de embarcações devem agendar a vistoria até o dia 25 de junho. A partir do dia 21, começa a entrega dos documentos.
Além das barreiras de fiscalização, a ‘Operação Parintins’ vai contar com dois navios-patrulhas fluviais que ficarão instalados nas proximidades de Itacoatiara e Parintins, um navio de assistência hospitalar, que permanecerá ancorado também nas proximidades do município sede do festival, além de 15 lanchas que irão fazer toda a fiscalização no perímetro de Manaus à Ilha Tupinambarana. Aproximadamente 500 homens e mulheres da capitania estarão envolvidos na operação.
No ano passado, 350 embarcações passaram pela vistoria da Capitania dos Portos. Este ano, apesar da realização da Copa do Mundo, o órgão estima que esse número possa aumentar para 400 a 450 barcos.
Para aqueles que acham que poderão ‘driblar’ a vistoria, a Capitania informou que irá intensificar as fiscalizações em todo o trajeto até o município de Parintins. “As embarcações que não estiverem em conformidade com as normas de segurança de navegação, principalmente na questão de limite de capacidade, serão abordadas e o barco retido. Por isso, estamos trabalhando para evitar esses inconvenientes”, falou.
Bafômetro
A Capitania dos Portos informou ainda que, assim como acontece com o transporte terrestre, o órgão fará vistoria com a utilização de etilômetro (bafômetro) para saber se o comandante da embarcação está apto a navegar com segurança.
“Caso seja constato o teor determinado pela lei — seis decigramas de álcool por litro de sangue —, o comandante será detido e a embarcação não poderá navegar”, alertou.
O bafômetro será usado nas três barreiras que são: posto de fiscalização da capitania no Encontro das Águas, e nos portos de Itacoatiara e no porto de Parintins.
Festival
Detran fará prevenção de acidentes
As ações de prevenção de acidentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) durante o período do Festival Folclórico de Parintins combinarão educação e fiscalização. Os 40 agentes do órgão que se deslocarão de Manaus para o município a partir do dia 19 de junho (sábado) e retornam para a capital no dia 28 (segunda-feira).
A diretora-presidente do órgão, Mônica Melo, informa que haverá distribuição de material educativo durante o período, sobretudo nos locais onde a concentração de brincantes é alta. Segundo a diretora, a atuação do Detran/AM durante o festival tem sido de fundamental importância, para manter os índices positivos em relação a acidentes no município. Nos últimos três anos, segundo ela, não houve registro de mortes em Parintins nesse período.
Além dos agentes vinculados à Gerência de Educação para o Trânsito do Detran, as equipes de fiscalização do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) também estarão presentes em Parintins. “Este é um ano atípico para o Festival, porque o primeiro dia de Arena também será o dia da primeira partida da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. Então, nossos esforços serão redobrados, sobretudo para coibir a mistura de álcool e direção”, ressalta Mônica Melo.
O Detran/AM terá, ao todo, três bafômetros, três motocicletas, quatro carros e uma van destinados às fiscalizações no município e às ações educativas no trânsito. As fiscalizações do Detran/AM serão realizadas em parceria com a Companhia Interativa de Trânsito (Ciatran), da Polícia Militar.
Disk-Pileque – Assim como no ano passado, o Detran/AM disponibilizará o serviço do Disk-Pileque, durante os dias de Festival, em Parintins. Pelo número 190, o motorista embriagado, ou mesmo amigos ou donos de bares, podem acionar o Detran/AM, solicitando a ‘carona solidária’, desde que o referido cidadão seja proprietário de veículo.





Nenhum comentário: