Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Lo Schiavo” encerra apresentações
do 14º Festival Amazonas de Ópera


Manaus – A Ópera Lo Schiavo (O Escravo), do escritor brasileiro Antônio Carlos Gomes, encerrou  ontem as apresentações do 14º Festival Amazonas de Ópera, no Largo São Sebastião.
O espetáculo contou com a participação do Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica, para mostrar o romance entre Américo e Ilara. Mais de 12 mil pessoas assistiram ao espetáculo.
Em quatros atos, ”Lo Schiavo” narra a busca pelo amor proibido e em paralelo faz um resgate à escravidão. O espetáculo é ainda uma homenagem à Princesa Isabel, que pôs fim à escravatura no país.
No drama, a jovem índia Ilara vive como doméstica na fazenda do pai de Américo, o Conde Rodrigo que, por não aceitar ver o filho apaixonado por uma escrava, ordena que ele sirva ao Exército. Américo parte acreditando que, ao voltar, seu pai abençoará o casamento entre eles. Enquanto isso, o Conde realiza a união de Ilara com Iberê. A história se passa em 1567 no Rio de Janeiro.
Para encenar a história de drama e amor, músicos do Coral do Amazonas e da Orquestra Amazonas Filarmônica, composta por cerca de 70 integrantes, deram sonoridade à história. De acordo com o maestro Miguel Campos Neto, todos os anos grupo começa a ler as peças três meses antes do festival.
O espetáculo encenado no Teatro Amazonas, maior símbolo turístico do Estado, ganhou movimento com os bailados do Corpo de Dança do Amazonas. A apresentação de ”Lo Schiavo” durou cerca de 4 horas.
FAO
O 14ª Festival Amazonas de Ópera (FAO) começou no último dia 23 de abril no teatro Amazonas e em outros diversos espaços culturais da cidade. O circuito de óperas contou com a apresentação de 15 espetáculos, como Romeu e Julieta, de Charles Gonoud, A Cinderela, do italiano Gioacchino Rossini, entre outros.
Para o maestro Campos Neto o sucesso do FAO deu-se, principalmente, pela diversidade dos autores brasileiros apresentados durante o evento .“A formação que predominou foi de característica ímpar, pelo fato dos compositores brasileiros serem bastante distintos em suas obras. Exemplo disso, cito o Padre José Maurício, compositor da Missa de Santa Cecília, que tem estilo Barroco, já Antônio Carlos Gomes atua no romantismo, e Heitor Villa-Lobos apresenta um rol de composições contemporâneas”, disse o maestro responsável por reger a ópera Floresta do Amazonas.



Nenhum comentário: