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terça-feira, 25 de maio de 2010

Amazonas Energia troca contadores
de energia com suspeita de fraudes

Manaus - A Eletrobrás Amazonas Energia fortaleceu este ano o combate ao desperdício de eletricidade em Manaus e no interior do Estado, ampliando o número de equipes para o trabalho de fiscalização, troca de medidores e no aumento de inspeção nas unidades consumidoras e estabelecimentos comerciais. A meta é diminuir as perdas comercial e técnica de eletricidade. Segundo a gerente Narayana Tolosa, do departamento de combate a perdas da concessionária, atualmente a empresa perde 40% da energia que é produzida no Estado.
"O total de perdas no Amazonas está em 38,5%. O nosso cálculo de desperdício é feito através do que produzimos e de quanto a empresa arrecada no fim do mês. Para combater as perdas, este ano aumentamos de 6 para mais de 59 o número das equipes fiscalizadoras e só em 2010 conseguimos fazer mais de 60 mil inspeções", disse Tolosa.
A fiscalização de rotina é a única forma de combater as perdas das unidades residênciais e nas áreas comerciais. O trabalho é feito quando a população denúncia supostas fraudes, conhecidas como "gatos", e quando a empresa identifica uma grande diferença de consumo mensal.
"Quando isso ocorre as nossas equipes vão até os locais e verificam se há problemas nos medidores de energia. Este ano para evitar dúvidas, nós compramos um novo modelo de medidor, um medidor eletrônico que vai diminuir as possibilidades de fraudes na cidade", afirma a gerente.
Os novos medidores de energia são do modelo Elo série 21 aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Alguns consumidores reclamam que após a troca dos medidores as contas ficam mais caras. Segundo a gerente, o que ocorre não é um aumento do consumo de energia, mas a contagem correta do consumo do estabelecimento.
"Os contadores antigos são eletromecânicos e com isso as peças se desgastam fazendo com que a contagem da fique mais lenta do que o normal. Os novos contadores são eletrônicos e por isso existem esses tipos de reclamações. As pessoas pensam que o consumo aumenta, mas isso não ocorre", explica Tolosa.
Os novos medidores ainda não são capazes de identificar os famosos "gatos" nas residências. Eles apenas vão indicar através de uma luz vermelha quando houver violação do aparelhos ou a fase for invertida. "Essa luz vermelha ficará piscando nas residências e quando nossa equipe de fiscalização chegar até o estabelecimento infrator, não será mais preciso desmontar todo o aparelho para identificar as irregularidades", comenta a gerente.
Segundo a concessionãria, os medidores vão ser trocados à medida em que derem defeito ou forem constatadas fraudes, após as fiscalizações. "A população tem apoiado as nossas ações e com isso tem aumentado o número de denúncias também através do nosso serviço de call center", afima Tolosa.





















































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