Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Promessa de campanha
ESCOLAS DE MANAUS SEM O
 'TURNO DA FOME' EM 2011

Manaus - Quando as matrículas da rede municipal de ensino para o ano de 2011 forem encerradas não haverá mais nenhum aluno inscrito no turno intermediário, o chamado “turno da fome”, que funciona das 11h às 14h para atender o excesso de alunos do ensino fundamental. A garantia é da Prefeitura de Manaus que, na semana passada registrou a existência de apenas 750 crianças ainda estudando nesse horário alternativo.
Desde que a administração de Amazonino Mendes foi iniciada, até hoje, o número de estudantes do “turno da fome” foi reduzido de 30 mil alunos para 750.
Segundo o secretário municipal interino de Educação, Luiz Fabian Barbosa, a extinção do “turno da fome” é possível porque desde o início da gestão Amazonino existe um trabalho em prol da educação, seja com a locação de novos prédios, ampliação, reforma ou construção de novas escolas para acomodar os alunos deste turno. “Estamos chegando à meta de 100% de extinção do horário, uma vez que apenas nove escolas ainda funcionam nesse regime. Havia mais de 200 que exerciam atividades nesse horário, mas a previsão é que isso acabe no fim de agosto”.
Para concretizar essa previsão, a Prefeitura de Manaus está adiantando 18 obras de construção, ampliação e reforma de escolas, que irão possibilitar a geração de oito mil novas vagas na rede municipal de ensino.
Como parte do processo de eliminação do famigerado “turno da fome”, existente há pelo menos 10 anos na cidade, já foram entregues as escolas Almeron Caminha, Cecília Cabral e Vicente Mendonça. Neste segundo semestre entram em atividade mais quatro escolas em prédios alugados pelo executivo municipal.
“O fim do terceiro turno é uma das principais bandeiras do prefeito Amazonino Mendes que será alcançada já em 2011”, reforçou Fabian Barbosa, acrescentando que Manaus tem necessidades únicas, tendo em vista que é a terceira maior rede municipal de ensino do país, com 460 escolas.
QUADRO
Escolas municipais a serem entregues
Nestor Nascimento – Comunidade São Pedro (Tarumã)
Maria Ferreira da Silva – Jorge Teixeira
Regina Vitória – Coroado II
Umberto Calderaro Filho – Zumbi
Vicente de Paula – Japiim
Antonio Nelson Neto – Armando Mendes
Bem-te-vi – Coroado
Hiram Caminha – Jorge Teixeira
Arte e cultura – Coroado 2
Artur Engrácio – Nova Floresta
(Fonte: Semed)

Nenhum comentário: