Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PARCERIA ENTRE INCRA E PREFEITURA
DE MANACAPURU FORTALECIDA

Manacapuru, AM - A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, AM, está trabalhando para viabilizar a construção da Unidade Avançada do município de Manacapuru, onde estão localizados quatro projetos de reforma agrária e mais de quatro mil assentados.
Ontem, a superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, o chefe da Divisão de Administração Omar Oliveira e o chefe do setor em engenharia Washington Vasconcelos, estiveram na cidade de Manacapuru reunidos com o prefeito Ângelus Figueiras e seu secretariado, onde o assunto foi amplamente debatido, com o INCRA recebendo de imediato o apoio da Prefeitura que deverá disponibilizar um terreno próximo ao estádio Gilberto Mestrinho, onde o prédio que sediará a UA será construído.
Durante o encontra, Socorro Feitosa, explicou ao prefeito Figueiras, que a obra será feita com recursos disponibilizados por uma emenda parlamentar de R$ 400 mil, de autoria do ex-senador João Pedro, que foi superintendente da autarquia. Além disso, a superintendente aproveitou a oportunidade para detalhar ao prefeito que assumiu o cargo há cerca de dois meses, das ações que o INCRA vem realizando no município e dos recursos que já foram liberados para alguns assentamentos do município, em forma de Crédito Inicial (alimento e fomento) e Habitação.
A superintendente, falou das dificuldades de trabalhar a reforma agrária em áreas de várzea e garantiu que as ações de reforma agrária, não podem e nem dever ser realizadas apenas pelo INCRA, por isso, frisou que as parcerias, com outros órgãos, especialmente com as prefeituras municipais, são importantes para o sucesso.
A fertilidade das terras das várzeas do município onde o INCRA já tem assentamentos foi ressaltada pela superintendente, considerando a excelente produção que os assentados vêm obtendo, com grande parte dessa produção sendo carreada para o mercado da capital.
“QUEREMOS SER PARCEIROS”
Após ouvir o balanço das atividades de reforma agrária no município, o prefeito Ângelus Figueiras reconheceu a importância do trabalho do INCRA para o município e foi taxativo ao afirmar: “Queremos sim ser parceiros do INCRA nessas ações, podem contar com o integral apoio da Prefeitura”.
Após demonstrar muita preocupação com o ordenamento do município, especialmente em função da aproximação de inauguração da ponte sobre o rio Negro, o prefeito, voltou a falar a importância do trabalho do INCRA no município, não apenas no que diz respeito às ações desenvolvidas nos assentamentos, mas também no que diz respeito à regularização fundiária, aí já com a participação do Terra Legal, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Após a conversa que manteve com a superintendente do INCRA, o prefeito de Manacapuru ficou de articular uma reunião para breve, envolvendo o INCRA, Terra Legal, IPAAM e outros órgãos que possam vir a ser envolvidos nesse processo, quem sabe até para criar algum projeto de manejo florestal no município.
“Estamos muito preocupados com o futuro e o desenvolvimento ordenado e salutar de Manacapuru e nesse contexto, certamente teremos a importante parceria do INCRA – finalizou Figueira”.(Ascom, INCRA-AM)



Nenhum comentário: