Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

FRIAGEM PROVOCOU MORTANDADE
DE PEIXES EM CATIVEIRO NO AMAZONAS

Amazonaas - Informações vindas dos municípios de Manacapuru, Manaquiri, Iranduba e Rio Preto da Eva, onde a criação de peixe em cativeiro é bem desenvolvida, com muitos piscicultores envolvidos no processo, o prejuízo foi grande com a inesperada friagem de julho que recentemente castigou Manaus.

Milhares de tambaquis, matrinchãs e curimatãs, não suportaram a falta de oxigênio nos açudes, barragens e tanques e morreram, provocando um prejuízo ainda não calculado pelos produtores, sabendo apenas que foram toneladas de peixe, envolvendo especialmente as espécies citadas.

Segundo pesquisadores, as espécies amazônicas são perfeitamente capazes de conviver com certa tranqüilidade com o baixo oxigênio da água, mas, além disso, feio a friagem, provocando a mortandade em larga escala.

A Secretaria de Produção do Estado, ainda não tem um levantamento dos prejuízos e da quantidade de peixe morto, mas garante, que a capital não sofrerá nenhum desabastecimento, mesmo considerando que 80 por cento do pescado consumido em Manaus vem dos criadouros.

O que poderá ocorrer é a majoração no preço do pescado nos mercados e feiras, após levantamento dos produtores e piscicultores, quando então poderão saber com mais precisão o montante do prejuízo resultado da mortandade de toneladas de pescado com o frio fora de época no Estado.(Blog com informações do interior)

Nenhum comentário: