Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Eleições 2010
Presidente do TSE testa com sucesso
transmissão de dados no interior

Manaus - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez na sexta-feira (23), um teste de transmissão de dados via satélite a partir de uma escola flutuante na comunidade do Catalão, município de Iranduba, no interior do Amazonas.
A simulação foi bem sucedida e, segundo o TSE, os dados chegaram em segundos ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). Foi realizada uma eleição simulada, em seção eleitoral montada em uma sala de aula, no rio Negro.
O teste serve para verificar as condições de envio das informações das urnas eletrônicas com os resultados das eleições deste ano em 1,5 mil pontos considerados pela Justiça eleitoral localidades de “difícil acesso”.
O kit, composto por um laptop e uma antena, é entregue a todos os locais que estejam há pelo menos três horas de distância das capitais dos estados ou de um centro de transmissão.
Visita
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), ministro Ricardo Lewandowski chegou na quinta-feira (22) em Manaus e foi recebido pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), desembargadora Graça Figueiredo. O ministro explicou que escolheu Manaus após selecionar os Tribunais Regionais Eleitorais com “aspectos peculiares”.
- Estive recentemente, há três semanas, no Paraná fazendo um teste nas urnas. Depois estive em Pernambuco e Alagoas inspecionando as cidades que foram prejudicadas pela inundação -, disse Ricardo.
Às 09h45m, o ministro cumpriu todas as etapas de uma eleição verdadeira. Apresentou seu título ao mesário e se dirigiu à urna eletrônica improvisada em uma mesa da escola. Depois de digitar seu voto ele foi informado de que um minuto depois da votação o dado havia chegado ao sistema, via satélite.
De acordo com a desembargadora e presidente do TRE, Graça Figueiredo, os votos são criptografados. "Isto significa dizer que a margem de segurança é total porque os votos são invioláveis e em hipótese alguma poderão ser interceptados", disse.
Estações
A Justiça Eleitoral contratou estações móveis por meio de licitação para a transmissão de dados via satélite. São aproximadamente 1.500 equipamentos que incluem laptops e begans (computadores portáteis e antenas).
O teste em campo da próxima eleição é em uma das 200 aldeias indígenas que realizam eleição somente no estado amazonense.
Além de comunidades no Amazonas, também usarão os equipamentos áreas de difícil acesso nos Estados da Paraíba, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os equipamentos serão utilizados no 1º e no 2º turno.
De acordo com Lewandowisk, a tecnologia é uma “coisa muito interessante”, porque, dos pontos mais remotos do País, onde o eleitor vai votar por meio de uma urna movida à bateria, os dados serão remetidos aos pontos mais centrais do País.
- Nós vamos tentar diminuir inclusive o número de horas que nós levamos na eleição passada para a apuração desta eleição-, afirmou.
Ele lembrou que antes o voto era acondicionado em urnas de lona e elas eram transportadas via barco, depois través de disquete, e agora, diretamente via satélite. “É um progresso extraordinário!”, concluiu.(TSE)

Nenhum comentário: